Nomes indígenas na região caipiracicabana

A influência indígena na região de Piracicaba é muito mais ampla e marcante do que atualmente se considera. Infelizmente, estamos quase esquecidos de que o índio e o português tiveram um encontro secular às margens do rio Piracicaba, que é nome dado pelos indígenas. A região tem Capivari, Tietê, Mombuca, Anhembi, entre os mais próximos, com nomes indígenas.

O município de Piracicaba está, também marcado por bairros, distritos e localidades com nomes originários da língua tupi-guarani. Vejamos alguns deles.

O Bongue

Há pessoas, sempre políticos, querendo descaracterizar o Bongue, tentando mudar até mesmo a Estrada do Bongue para nome de empreiteiros. Será um crime contra o patrimônio cultural de Piracicaba. Pois o Bongue é, desde a própria palavra, revestido de mistérios, de lendas, o local onde viveu e existiu a Inhala Seca, a lenda que assombrou Piracicaba. No Bongue, a Inhala Seca atormentava as almas inquietas.

A própria palavra “bongue” não está, ainda, explicitada, podendo ser originária de“ponga”, “pongá”, “bonjy”, “bongá” coisa que ressoa, ruído confuso, de som metálico, como o da araponga. Ou refúgio de escravos, de índios foragidos com seus gritos assustadores. Esses ruídos poderiam ser, conforme Mestre Guilherme Vitti, “ecos quando se emitem gritos ou alaridos, em razão do conformato do morro em curva”. Para muitos, eram  gritos de arapongas e gemidos da Inhala Seca.

Outros nomes e significados

Algumas regiões e bairros com nomes indígenas e seus significados:

Caiubi: folha azul. (Distrito atual de Santa Bárbara d´Oeste.)

Capuava: abrigo coberto com folhas do mato.

Corumbataí: rio dos peixes corimbatás. (Antiga denominação do Distrito de Santa Terezinha.)

Gibóia: de jibóia, cobra dágua.

Ibitiruna: montanha preta.

Ipanema: água ruim.

Itapeva: o ribeirão sob a Avenida Armando Salles: pedra chata, de pouca altura.

Itapuã: pedra erguida.

Jaraguá: o senhor do vale, montanha grandiosa.

Jupiá: espinheiro.

Morumbi: morro, colina verde.

Piracicamirim: Piracicaba, o rio, pequeno; lugar pequeno de parar o peixe.

Tatuapé: caminho dos tatus.

Tupi: pai supremo, primitivo.

Deixe um comentário