Piracicaba: um Rio de Assombrações (1)

O-que-te-assombra_logo

Peço licença ao Mestre Cecílio Elias Netto – inspiração máxima para nossas pesquisas em Piracicaba – às piracicabanas e aos piracicabanos.

Sou Thiago de Souza, um dos idealizadores do criativo “O que te assombra? ”.

A ideia do projeto é trazer à luz da atualidade assombrações históricas, aparições, maldições, almas penadas e tudo o que o inexplicável guarda em seus porões. Transformamos essas histórias e reflexões em episódios (que lembram capítulos das antigas radionovelas) e depois as compartilhamos com o público, por meio de nossas redes sociais.

A inspiração para deflagrar esse viciante processo nasceu na pandemia. A presença da morte, inicialmente no noticiário, mas que em pouco tempo bateu à nossa porta, me desafiou. O convívio com o mais inevitável dos fenômenos se apresentava de maneira muito fria e racional.

Conciliar-me com o tema se tornou uma necessidade e, depois de ler “Assombrações do Recife Velho”, de Gilberto Freyre, eclodiu a vontade de contar as histórias sobrenaturais de Campinas – minha cidade natal.

Sem querer, percebi que ali existia muito mais do que “causos”.

Reunir este acervo era, além de aliviar minhas angústias, um jeito de preservar o patrimônio imaterial da Cidade, pois levar as histórias para internet era uma maneira bastante eficiente de perenizar o que, antes, era mantido apenas pela tradição oral.

Descobri também que, para muito além das questões sobrenaturais e históricas, contos de assombrações têm, em sua essência, um ingrediente muito inusitado: afeto. As histórias de assombração são relatos de experiências humanas, contadas por uma pessoa a outra pessoa.

Isso poderia soar redundante há algumas décadas. Mas não hoje, em um mundo em que a comunicação é feita de maneira rápida, fria e quase totalmente automatizada.

Se revisitarmos nossas vidas em um tempo e espaço em que convivíamos mais com nossos familiares, vizinhos e amigos, será enorme a chance de encontrarmos uma pessoa querida com a função de contadora “oficial” de histórias de assombração. Eu me lembro do meu saudoso “vô” João.

Outra protagonista deste universo lúdico é a empatia.

Muitas das assombrações levam em seus registros traumas sociais, grandes tragédias, injustiças históricas, preconceitos, desilusões, desencontros e por aí vai. Dificilmente estas experiências não comovem ouvintes. Fazer com que estes ouvintes conheçam e dividam as dores, aflições e angústias daqueles que protagonizam as histórias funciona mais do que muitas campanhas de conscientização.

Tudo isso para dizer que:

Contar histórias de assombrações mergulhando em todas as camadas, circunstâncias e cenários, faz com que o ouvinte saboreie muito mais do que só os tradicionais medos de assombrações.

Conhecer nossos medos, a partir dos fantasmas nativos, é uma maneira lúdica de conhecermos e preservarmos a nossa própria história, aprendendo, sobretudo, com nosso passado.

Dito isso, a ideia que saiu de Campinas, percorreu São Paulo, Belo Horizonte e agora chega em Piracicaba. As histórias de Piracicaba atestam a tese de que cada cidade tem a assombração que cultiva.

Aqui um parêntese: não costumo classificar estes contos como ‘Lendas Urbanas’. Primeiro, a razão é óbvia: muitas vezes não se tratam de histórias urbanas.

Segundo, pois, o conceito de lenda, a meu ver, distancia os ouvintes dos retalhos de realidade das histórias e que são fundamentais para serem aproveitadas para expor a memória da própria cidade e a crueza de certas tragédias.

A partir do próximo artigo, traremos as histórias e assombrações piracicabanas que escolhemos para compartilhar com vocês, por meio de nossas narrativas e reflexões.

Enfim, nossa jornada ainda está no início e esperamos, dentre em breve, termos um panorama mais preciso sobre todas as histórias de assombrações de Piracicaba – talvez a cidade mais linda do Estado de São Paulo.

(continua)

Thiago de Souza é advogado, compositor, roteirista e muito curioso. O projeto “O que te assombra?” está disponível nas redes sociais – YouTube, Instagram, Spotify e Facebook. Procure por: @oqueteassombra ; e encontre: Piracicaba – Um Rio de Assombrações.

Para conhecer mais sobre este conteúdo, acompanhe a TAG Assombração.

2 comentários

  1. Silo em 20/07/2022 às 19:26

    Sensacional!

    • Matheus Hass em 20/07/2022 às 20:30

      👏👏👏👻

Deixe uma resposta