A fundação do Rotary Club de Piracicaba

rotaryO Rotary Club de Piracicaba completou, em 2006, 65 anos de existência. Sua fundação deu-se no dia 15 de fevereiro de l941, às 15 horas, em reunião realizada no antigo Teatro Santo Estevão, presidida por Mário de Camargo Penteado, membro do Rotary Club de Campinas e Governador do 28 Distrito de Rotary International. Naquele dia, deu-se a reunião preparatória, com a presença, também, dos rotarianos, Otávio L. Castelo Branco, Vitório Luccato, Antônio Campos, J. W. Gomes Jr., de Limeira, e Peixe Abade, Zurita Fernandes, Norival Guedes Pereira, A. Dower e Aldo Ferreira, de Araras, para se estudar a criação do primeiro clube rotário de Piracicaba.

Os Rotary Clubs de Limeira e de Araras, autores da proposta, se tornaram, através dos seus representantes, os orientadores do clube a ser criado, sendo o de Limeira o Clube Padrinho. Com a anuência e o entusiasmo dos presentes, criou-se o Rotary Club de Piracicaba, com o número de 35 associados, sendo já na mesma reunião, eleita a sua diretoria , tendo como primeiro Presidente, o Professor Phelippe Westin Cabral de Vasconcelos, como 1º. Secretário Fortunato Losso Neto, médico e jornalista, e, como diretor de Protocolo, o Sr. Eulálio Pinto Cesar, Gerente da Caixa Econômica Estadual.

A primeira reunião do l clube se deu no dia 08 de março de 1941, em reunião festiva, no antigo e histórico Hotel Central (onde está o Banco Luso Brasileiro e uma garagem vertical), com a presença do Governador Distrital de Rotary, inúmeros representantes de São Paulo, Campinas, Araras, Limeira, Santos, Pirassununga, Jaú e Botucatú.

A Carta Constitutiva do Clube No. 2323 foi entregue no dia 16 de agosto de 1941 pelo novo governador do Distrito, ano 1941/1942, Dario Ribeiro Filho, do R.C. de Santos.

Durante muitos anos as reuniões jantares semanais do Rotary Club de Piracicaba se realizaram no Hotel Central, em cujo local tantos problemas de Piracicaba foram estudados e equacionados. Entre os seus associados fundadores estiveram os prefeitos José Vizioli e o Ricardo Ferraz de Arruda Pinto.

O Rotary Club de Piracicaba deu 3 governadores : Sebastião Santos Oliveira, Rodolfo de Camargo e Francisco Pacheco. Foram os seus sócios fundadores: Alcides Di Paravicini Torres, Aldrovando Fleury, André Ferraz Sampaio. Antonio Corrêa Meyer, Arthur Guerra de Andrade, Armando dos Santos Leal, Aniceto de Almeida Monteiro, Affonso Romano Filho, Antonio M. Belmudes de Toledo, Carlos Dias Correa, Clovis Martins Ferreira, Eulálio Pinto Cesar, Fortunato Losso Neto, Francisco de Toledo, Gustavo A. Franco, Gerolamo Ometto, João Teixeira de Lara, José Francisco de Freitas, José Vizioli, José Albérico Parente, João José Rodrigues de Moraes, Lamartine Teixeira Coimbra, Mário Dedini, Mario Maldonado, Nicolau Athanassof, Phelippe Westin Cabral de Vasconcelos, Phelippe W. Cabral de Vasconcelos Filho, Pedro Ometto, Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, Salvador de Toledo Pizza Jr., Sebastião Ayres, Sebastião Ferraz Caldas, Sebastião Nogueira de Lima, Segisfredo Paulino de Almeida e Tufi Coury.

Deixe uma resposta