COMURBA: um monumento transformado em pó

O Edifício “Luiz de Queiroz” era quase que uma cópia do famoso Copan de São Paulo. Quando ruiu, eram 14 andares já construídos, com 54 apartamentos aguardando as famílias proprietárias e, no térreo, um cinema já em funcionamento, o Cine Plaza, do empresário Francisco Andia. O cinema comportava 1.300 pessoas e era o maior e mais luxuoso do interior.

Foi o mais ambicioso e belo projeto arquitetônico de Piracicaba. Em área construída de 22 mil metros no coração da Cidade, o projeto do edifício foi elaborado pelo renomado arquiteto Fábio Penteado, os estudos de sondagens do subsolo foram confiados à Geotécnica, os cálculos realizados pelo escritório Moura Abreu de São Paulo e a construção confiada a duas empresas piracicabanas, a Holland Ltda e à Coury Ltda. O edifício tinha dois corpos: um, com 54 apartamentos e seis lojas; outro, que ia em direção à rua São José, com salas para escritórios, um clube e galeria de lojas. Na área que ruiu, havia uma garagem para cerca de 50 veículos.

A queda do edifício se deu em apenas meio minuto. Foi o bastante para transformar em pó um monumento ao modernismo e todo um sonho de modernidade.

1 comentário

  1. maria lucia silva em 23/01/2013 às 19:28

    o que ,causou o desabamento do edificil!

Deixe uma resposta