Memória – Centro Cultural Martha Watts (13)

Reproduzimos, em capítulos, um pouco da história da missionária metodista norte-americana Martha Watts e do Colégio Piracicabano – trajetórias que influenciaram a educação do Estado de São Paulo, no final do século XIX. Este conteúdo foi reunido na publicação que comemorou a inauguração do Centro Cultural Martha Watts.

Trinity-1_post13

Em imagem do início do século XX, a torre do prédio Trinity aparece ao fundo, na mesma rua, ao lado do Colégio Piracicabano.

Contemporâneo e vizinho do Colégio, o primeiro templo metodista de Piracicaba, a Trinity Church, foi construído em 1885, na esquina da Rua Boa Morte com a Rangel Pestana. Trinity também foi a terceira igreja metodista a ser instalada no Brasil.

Enquanto aguardava as obras de seu prédio, no entanto, a igreja fundada pelo rev. James William Koger foi instalada num casarão alugado. Isso aconteceu em 1881, apenas dois dias antes da inauguração do Colégio. Uma construção de características marcantes, mas o autor de seu projeto não foi identificado, conta o arquiteto Marcelo Cachioni.

A Capela Trinity esteve ativa entre 1885 e 1928. Neste último ano, a congregação mudou-se para um novo espaço, construindo a Igreja Metodista Central, na esquina das ruas Governador e D. Pedro I. Em 1929, então, o prédio da capela foi adaptado para abrigar salas de aula e laboratórios, tendo sido descaracterizado ao longo do tempo com a retirada de suas torres e a construção de um segundo pavimento (1947).

Em 1965, ela foi demolida, dando lugar ao Edifício Centenário, o atual prédio principal do Colégio Piracicabano. “É uma das grandes perdas da arquitetura da cidade”, lamenta Cachioni.

Trinity-2_post13

Destaque da torre da Trinity Church. (imagem: arquivo A Província)

Obra “quase” embargada

 O projeto arquitetônico do edifício causou grandes polêmicas, pois continha elementos que, na época de sua construção, eram autorizados apenas para as igrejas católicas – como a torre, por exemplo.

A obra foi aprovada pela Câmara Municipal por intervenção dos irmãos Moraes Barros. Mesmo assim, o vigário da Igreja Matriz, situada na mesma rua, o padre Francisco Galvão Paes de Barros, exigiu o cumprimento da antiga Lei Imperial, chegando a recorrer à capital da Província e ao Imperador D. Pedro II. Mas as autoridades não atenderam seu pedido.

fachada-Colegio_Trinity_post13

Construída em 1885, a Trinity Church, ocupava a esquina da Rua Boa Morte com a Rangel Pestana. (imagem: arquivo A Província)

Acompanhe outros capítulos da história da missionária metodista norte-americana Martha Watts e do Colégio Piracicabano, seguindo Memória Martha Watts.

Deixe uma resposta