Memória – Centro Cultural Martha Watts (19)

Reproduzimos, em capítulos, um pouco da história da missionária metodista norte-americana Martha Watts e do Colégio Piracicabano – trajetórias que influenciaram a educação do Estado de São Paulo, no final do século XIX. Este conteúdo foi reunido em publicação de junho de 2003, que comemorou a inauguração do Centro Cultural Martha Watts.

janela

Janela do prédio recuperada.

Erosão, poluição externa, tempo. Esses são apenas alguns dos inimigos da alvenaria, que estava bastante comprometida. Depois de alguma pesquisa, Marcelo Cachioni adaptou o método de uma restauradora americana. A técnica consiste em retirar a camada desgastada do tijolo, escavar cerca de um centímetro, aplicar massa de cimento e depois pintar. Mas isso não atendeu às expectativas. “Fizemos, então, uma massa com cimento, cal, areia e saibro, além de uma mistura de corantes para definir o tom. Foi difícil achar a fórmula do processo, mas quando conseguimos…”

O trabalho estava só começando, entretanto. Onde foi preciso, o procedimento era aplicado em cada tijolo, um a um, numa atividade que se estendeu ao longo de toda a obra de restauro, cerca de dois anos. E a mão-de-obra foi caseira. Os próprios pedreiros do IEP foram capacitados pela equipe técnica do restauro.

Janelas perdidas na década de 40     

Talvez a maior intervenção tenha sido nas mais de 100 janeIas do prédio, um total que considera a duplicidade de cada uma das peças, composta por uma veneziana e uma vidraça. Na década de 40, todas foram trocadas por vitrôs basculantes, atendendo a uma legislação estadual, acredita Cachioni – lembrando que todas as escolas estaduais tiveram suas janelas trocadas nessa época.

Foram identificados cerca de 17 modelos de janela, alguns com apenas pequenas variações, incorporadas de acordo com a proposta de cada projeto de reforma, inserido em sua época: arco pleno, bandeira reta… As medidas variam de 1,20m a 1,60m. Algumas janelas remanescentes foram encontradas no anexo, constituindo-se no modelo para reprodução.

Acompanhe outros capítulos da história da missionária metodista norte-americana Martha Watts e do Colégio Piracicabano, seguindo nossa hashtag Memória Martha Watts.

Deixe uma resposta