Memória – Centro Cultural Martha Watts (6)

Reproduzimos, em capítulos, um pouco da história da missionária metodista norte-americana Martha Watts e do Colégio Piracicabano – trajetórias que influenciaram a educação do Estado de São Paulo, no final do século XIX. Este conteúdo foi reunido na publicação que comemorou a inauguração do Centro Cultural Martha Watts.

unimep

o IEP cresceu, reunindo, ao lado do próprio Colégio Piracicabano, a UNIMEP, o Instituto Metodista Granbery (em Juiz de Fora) e a Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle”. (Foto: Unimep)

A evasão dos alunos internos era crescente, sinalizando o fim do regime de internato em todo o país. Novas alternativas precisavam ser buscadas.

Os anos 60 presenciaram a extinção do primeiro grau, quando o Colégio voltou-se para o ensino técnico. As Faculdades Integradas “O Piracicabano” foram criadas, abrindo espaço para a consolidação da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba, em 1975, a primeira universidade metodista da América Latina. Diante da nova universidade, o Colégio cedeu espaços físicos e teve sua imagem, mais uma vez, enfraquecida.

Uma nova busca de identidade

A partir da década de 1980, no entanto, o primeiro grau foi retomado e o Colégio iniciou um processo de estabilização com uma nova busca de identidade. Esse também foi o ano do Centenário do “Piracicabano”.

Nesse cenário de transformações significativas, a jornalista Beatriz Helena Vicentini entende que “a análise que merece ser destacada foi dada pelo diretor do “Piracicabano” nas comemorações dos 120 anos, Almir Linhares: ‘esta é a história de um Colégio que tem uma Universidade e não o contrário. A Unimep é filha do “Piracicabano”, que cresceu mais do que os pais, como acontece com muitas famílias’.”

A escola que proporcionou as bases para a reforma do ensino do Estado, no início da República, lançou a semente que gerou o Instituto Educacional Piracicabano, criado em 1954. E o IEP cresceu, reunindo, hoje, ao lado do próprio Colégio Piracicabano, a UNIMEP, o Instituto Metodista Granbery (em Juiz de Fora) e a Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle”. Em 2001, o Colégio comemorou seus 120 anos de vida.

Acompanhe outros capítulos da história da missionária metodista norte-americana Martha Watts e do Colégio Piracicabano, seguindo nossa hashtag Memória Martha Watts.

Deixe uma resposta