Plano da Volkswagen: 100% de Nacionalização

Fundada em 23 de março de 1953, a Volkswagen do Brasil iniciou no ano seguinte, em outubro, a montagem de automóveis em regime próprio, com uma produção média diária de 8 veículos, num prédio alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Passaram-se seis anos e no dia 31 de maio de 1960, em instalações próprias à beira da Via Anchieta, no município de São Bernardo do Campo, a 40 minutos da capital paulista, já havia produzido, com elevado índice de nacionalização, 14.227 carros de passageiros e 17.219 camionetas.

Entre seus trabalhos, em outubro de 1956, a Volkswagen, tendo apresentado ao GEIA, projeto para fabricação no Brasil da sua linha de camionetas, obteve a aprovação daquele órgão no mês seguinte. Em setembro de 1957, iniciou sua produção.

O plano de fabricação de carros de passageiros se concretizou em janeiro de 1959, quando foi lançado no mercado o Sedan nacional, apresentando as mesmas características do Volkswagen produzido na Alemanha. Nessa data, com uma área construída de cerca de 30.000 m2, abrangendo sala de prensas, linhas de montagem, pintura, estofamento, almoxarifados, escritórios e instalações auxiliares, a fábrica estava produzindo a média diária de 55 unidades.

Reportagem da Revista Mirante, no ano de 1960, acompanhou parte do trabalho na fábrica.

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