Uma Piracicaba antiga na Internet

Característica que deu ao final do século sua marca distintiva, causando uma revolução mundial nas comunicações, a rede mundial Internet também abre espaços para a memória. E à memória da antiga Piracicaba, que tem pelo menos três de seus mais significativos lugares preservados e divulgados no site www.lugaresesquecidos.hpg. ig.com.br. Organizado por Ralph Menucci Giesbrecht, neto de Sud Menucci, o site percorre espaços pitorescos de praticamente todo o Estado de São Paulo, assim como suas principais estações ferroviárias, muitas delas já desaparecidas.

No caso de Piracicaba, foram distinguidos o bairro Santa Rosa, a usina Monte Alegre, as estações Sorocabana e Ituana. Todos os textos são acompanhados de fotos de época, assim como de recortes de jornais, da coleção particular do autor. No caso das estações, Ralph fala da primeira das existentes na cidade, inaugurada ainda em 1877, quando a cidade ainda se chamava Constituição. Edificada onde hoje se encontra o terminal de ônibus urbano, recebeu os primeiros trens três meses depois de inaugurada. O prédio ainda servia como armazém de cargas, com um pequeno cômodo para embarque e desembarque de passageiros.

Em 1885, uma nova estação, projetada por José Pereira Rebouças, abria espaços até para concertos e saraus e desativou a estação primitiva. Sua localização era no Bairro Alto, entre as ruas Moraes Barros e XV de Novembro, onde atualmente se encontra o Grupo Escolar Alfredo Cardoso. A demolição veio alguns anos mais tarde, com um novo prédio sendo finalizado, em 1886, na margem direita do córrego Itapeva.

Em 1943, houve a reforma que o deixou tal como se encontra até os dias atuais, aproveitado como terminal de ônibus urbano, embora sua parte posterior tenha sido totalmente demolida para retirada dos trilhos e plataformas de embarque.

Fotos: Ao alto, a homenagem a Sud Menucci na Fazenda Monte Alegre, em 19/11/1944, encontradas no site ‘lugares esquecidos’. Discursando, o prof. João Teixeira de Lara

Deixe uma resposta