A ESALQ – USP em Piracicaba

A nós, piracicabanos, sempre foi motivo de honra e orgulho falar e ouvir falar sobre nossa centenária Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” —— sinônimo de eficiência e competência.

Nestes 75 anos de existência da USP (Universidade de São Paulo), a nossa e ESALQ – que nasceu 25 anos antes – deve ser destacada como uma das mais importantes jóias desse patrimônio científico e educacional do nosso país.

Paralelo à formidável formação de seus alunos e extrema capacitação de seus professores, estão os serviços que a ESALQ presta à sociedade, como orientações técnicas para manejo de horticulturas, manejo de rebanhos, análise de água, assistência a avicultores e desenvolvimento das técnicas de cultivo da cana-de-açúcar, fundamental para nossa região.

Além desses aspectos, também é inegável a dívida de gratidão que nós, piracicabanos, temos para com a escola, por levar tão longe o nome de nossa cidade, tornando o povo piracicabano reconhecido por todo o Brasil e o município, uma referência no meio científico e acadêmico.

Os números da ESALQ impressionam: alunos formados nos cursos de graduação, 11.439; dissertações defendidas, 6.282; teses defendidas, 2.772; docentes, 229; servidores não-docentes, 524; laboratórios, 148. Basta um breve olhar sobre esses números para imaginar a importância dessa instituição para o desenvolvimento de nosso país.

A educação deve ser prioridade e a análise de países com economias recentemente desenvolvidas como a Irlanda, Nova Zelândia e Coréia do Sul, que há 30 anos enfrentavam sérias dificuldades sociais e econômicas, mostram-nos que essas nações para se transformarem priorizaram o ensino de qualidade para sua população. Hoje são países que registram alto nível educacional, grande crescimento econômico, maiores exportações e bons níveis de emprego.

Esse é o trabalho da USP. Esse é o legado da ESALQ. Esse é o futuro do nosso país. Quando a educação e o desenvolvimento científico são tratados como prioritários, o resultado aparece.

Que nesta 51ª Semana “Luiz de Queiroz” e durante as comemorações do Jubileu de Diamante da Universidade de São Paulo, nosso país entenda definitivamente que não há outro caminho que não seja a educação. A educação de acesso democrático e de qualidade e que gera novos conhecimentos, tecnologias e desenvolvimento.

Roberto Morais
Deputado estadual e líder da bancada do PPS

Deixe um comentário