Conceito do agronegócio nasceu na ESALQ

Berço no qual se desenvolveram os conceitos do que hoje se conhece como agronegócio, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) é uma respeitada instituição de pesquisa e ensino no País, que atrai estudantes de toda a América Latina. Em seu campus, surgiu o que se pode chamar de agricultura profissional, baseada em variedades e sistemas de produção obtidos por meio da experimentação científica.

Os grandes temas e problemas da agricultura brasileira sempre tiveram parte da sua solução nos laboratórios da ESALQ. Por exemplo, foi ali que nasceu o primeiro milho híbrido brasileiro. Vale destacar ainda que os estudos da ESALQ servem de balizador para a transparência dos preços dos principais commodities. Por isso, é uma escola de graduação, especialização e pós-graduação de renome internacional.

De seus quadros sempre fizeram parte professores doutores de renomado conhecimento científico. Daí porque os 200 agrônomos formados na instituição, anualmente, expressam a alta gama de conhecimento científico da agricultura deste País. Por tudo isso, é considerada imprescindível para o ensino no setor, da mesma forma que se valoriza a aplicação de suas técnicas para a produção agropecuária nacional.

Reinhold Stephanes
Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Deixe um comentário