Convênios Internacionais, ESALQ-Wageningen UR

Em maio de 2007, foi instalado na USP/ESALQ, o Escritório da América Latina da Wageningen UR, instituição de ensino superior holandesa. Essa universidade tem forte interação entre áreas de graduação e pesquisa e esse escritório vem estabelecendo forte vínculo com a USP, em especial com a ESALQ.

A partir dos trabalhos na ESALQ, esse escritório vem intensificando sua atuação em países como Argentina, Chile, México e Colômbia. Duas áreas do agronegócio que tem intensificado essas relações tem sido os complexos da soja e biocombustíveis.

Nossa rede de contatos na América Latina permite formalizar projetos na área de biodiversidade, produção animal e economia com base em pressupostos sustentáveis. Foi formalizado um convênio com a CAPES, para que alunos de doutorado da USP desenvolvam suas pesquisas na Wageningen UR. Além disso, o projeto EUBiolatin pretende fortalecer a cooperação internacional entre Europa e América Latina na área de biocombustíveis.

Enfim, a missão desse escritório tem sido a de explorar o potencial da natureza para melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.

 

Peter Zuurbier e Jos van de Vooren

Gestores do Escritório da América Latina da Wageningen UR

Deixe um comentário