Formação Acadêmica: Pós-graduação

O grande desafio da Universidade de classe internacional como a USP é formar recursos humanos com padrão de excelência em todas as áreas do conhecimento, dotando-os de cultura, ciência e tecnologia. Para tanto, diretrizes e ações gerais para o corpo docente e grupos de pesquisa são de vital importância para se estimular, induzir, fomentar a pesquisa de impacto e trabalhos na fronteira da ciência, visando aumento qualitativo e quantitativo da produção científica e acadêmica.

Além disso, é fundamental promover a reestruturação dos Programas de Pós-graduação, visando sua modernização com implementação de novas linhas de pesquisa. Vale destacar a necessidade de estímulo ao pós-doutorado, o fortalecimento e aprimoramento do intercâmbio entre os grupos de pesquisa dos programas de pós-graduação com instituições do exterior de alto nível e com organismos internacionais de fomento à pesquisa.

Para nossos alunos da pós-graduação, deve-se fortalecer as cooperações internacionais com ênfase no aprimoramento dos projetos dos pós-graduandos, viabilizando a mobilidade discente por meio de estágios de pesquisa e participação em congressos como atividades permanentes, além de se pavimentar uma política dirigida à participação de pós-docs nos grupos de pesquisa auxiliando a formação de mestres e doutores.

Na prática, nosso olhar se volta para 2034, quando a Universidade completará seu centenário, ativando, desde já, ações integradas que permitam o desenvolvimento de políticas visando ao aumento da qualidade da produção científica e acadêmica decorrente da pós-graduação e maior colaboração das Comissões de Pós-graduação e Pesquisa para implantação de linhas de pesquisa na fronteira da área. É necessário instituir redes temáticas de pesquisa, culturais e tecnológicas no ambiente interno da universidade por meio da indução de ações que fomentem a cooperação entre programas de Pós-graduação da USP e programas menos consolidados da própria USP e nacionais e internacionais em bases competitivas.

 

Prof. Armando Corbani Ferraz

Pró-reitor de Pós-graduação da USP

 

Prof. Sérgio Florentino Pascholati

Presidente da Comissão de Pós-Graduação da ESALQ

Deixe um comentário