Pássaros de Piracicaba – Alma-de-gato – Piaya cayana

O rio Piracicaba atravessa uma das regiões mais antigas de ocupação do estado de São Paulo. Sua bacia estende-se por uma área de 12 mil km2 e compreende 49 cidades, situadas no sudeste de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais.

Essa vasta região é habitat de numerosas espécies de aves e, a preocupação em preservar essa parte da fauna local motivou os autores deste livro (Davi Negri, Luccas Longo e Fabrice Desmonts) a pesquisá-la e preservá-la, com o objetivo de renovar o encanto pela beleza de espécies que habitam a orla do rio Piracicaba e alertar para a importância de proporcionar sua continuidade.

Com publicação do Senac São Paulo, surgiu o livro “Nosso rio, nossas aves: às margens do Piracicaba”, com o objetivo de oferecer ao leitor um documento que, além de apresentar substanciosa informação científica, o convida a cultivar sua sensibilidade.

E a partir de hoje, A Província compartilha com seus leitores este rico material, de muita beleza e grande importância para Piracicaba. Acompanhe, sempre nesta seção Estudos Piracicabanos, foto e descrição de cada pássaro, e o primeiro deles é:

 

Alma-de-gato – Piaya cayana
Família Cuculidae

A alma-de-gato também é conhecida pelos nomes: alma-de-caboclo, alma-perdida, atibaçu, atingaçu, atingaú, atinguaçu, atiuaçu, chincoã, crocoió, maria-caraíba, meia-pataca, oraca, pataca, pato-pataca, piá, rabilonga, rabo-de-escrivão, rabo-de-palha, tincoã, tinguaçu, titicuã, uirapagé e urraca.

Mede cerca de 47 centímetros de comprimento, apresenta plumagem ferrugínea nas partes superiores, peito acinzentado, ventre escuro, cauda longa, escura e com as pontas claras, bico amarelo e íris vermelha. Seu canto se assemelha ao gemido de um gato, por isso é conhecida como alma-de-gato. Voa rápido e silenciosamente entre os galhos da floresta à procura de insetos e pequenos vertebrados.

Vive em florestas e cerrados, do México à Argentina, bem como no Brasil. Esta ave também pode ser encontrada nas cidades, em parques e em bairros arborizados.

*Continua

 

Deixe uma resposta