USP: 75 anos de pesquisa
Grande parte da história de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico de Piracicaba deve-se a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), monumento histórico e educacional que a cidade herdou de um jovem de espírito empreendedor e evoluído, possuidor de extraordinária cultura adquirida nos cursos realizados na Europa – Luiz Vicente de Souza Queiroz.
Impressionado com o atraso das práticas agrícolas decide, em 1892, doar a Fazenda São João da Montanha ao Governo do Estado de São Paulo para que nela fosse instalada uma Escola de Agricultura. Este sonho concretizou-se após três anos de seu falecimento, quando em 3 de junho de 1901, a Escola Agrícola Prática de Piracicaba inaugurada.
Piracicaba ganhou e continua conquistando vitórias ao longo dos mais de cem anos da ESALQ. Este centro de educação superior integra historicamente as transformações nas áreas de ciências agrárias, sociais e ambientais com sua produção científica e acadêmica que aumenta a cada ano.
Integrada à Universidade de São Paulo (USP) desde 1934, a ESALQ mantém uma analogia com a qualidade que evidencia a posição de destaque da USP, centro de geração de conhecimento do País e da América Latina.
Hoje, percebo o orgulho da ESALQ ao realizar sua tradicional Semana “Luiz de Queiroz” voltada à celebração dos 75 anos da USP. Nesta 51ª edição, a reitora Suely Vilela participará da mesma sessão solene de congraçamento dos ex-alunos da ESALQ para também celebrar o Jubileu de Diamante da Universidade.
Parabéns ESALQ por mais uma realização da Semana “Luiz de Queiroz”!
Parabéns USP pelos 75 anos de existência!
Barjas Negri
Prefeito de Piracicaba