USP: 75 anos de pesquisa

Grande parte da história de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico de Piracicaba deve-se a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), monumento histórico e educacional que a cidade herdou de um jovem de espírito empreendedor e evoluído, possuidor de extraordinária cultura adquirida nos cursos realizados na Europa – Luiz Vicente de Souza Queiroz.

Impressionado com o atraso das práticas agrícolas decide, em 1892, doar a Fazenda São João da Montanha ao Governo do Estado de São Paulo para que nela fosse instalada uma Escola de Agricultura. Este sonho concretizou-se após três anos de seu falecimento, quando em 3 de junho de 1901, a Escola Agrícola Prática de Piracicaba inaugurada.

Piracicaba ganhou e continua conquistando vitórias ao longo dos mais de cem anos da ESALQ. Este centro de educação superior integra historicamente as transformações nas áreas de ciências agrárias, sociais e ambientais com sua produção científica e acadêmica que aumenta a cada ano.

Integrada à Universidade de São Paulo (USP) desde 1934, a ESALQ mantém uma analogia com a qualidade que evidencia a posição de destaque da USP, centro de geração de conhecimento do País e da América Latina.

Hoje, percebo o orgulho da ESALQ ao realizar sua tradicional Semana “Luiz de Queiroz” voltada à celebração dos 75 anos da USP. Nesta 51ª edição, a reitora Suely Vilela participará da mesma sessão solene de congraçamento dos ex-alunos da ESALQ para também celebrar o Jubileu de Diamante da Universidade.

Parabéns ESALQ por mais uma realização da Semana “Luiz de Queiroz”!

Parabéns USP pelos 75 anos de existência!

 

Barjas Negri

Prefeito de Piracicaba

Deixe um comentário