USP: talento e dedicação geram a excelência

O grande projeto da ADEALQ, Associação dos Ex-Alunos da ESALQ, todos os anos, é o congraçamento dos ex-alunos dos vários cursos de graduação oferecidos pela nossa querida Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Este ano, entretanto, o evento se reveste de um fato relevante e muito especial, quando a Universidade de São Paulo se prepara para comemorar 75 anos, a completarem-se no dia 25 de janeiro de 2009.

A história da USP se inicia, antes até de sua fundação, com a criação de unidades como a Faculdade de Direito, a Escola Politécnica e a ESALQ, entre outras. Contando, atualmente, com 37 unidades de ensino e pesquisa – estabelecidas em onze campi, distribuídos na capital e em seis cidades do interior – a USP conta com 76 mil alunos, em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e outros. É claro que da década de 60, quando cursávamos a ESALQ, aos dias de hoje, muita coisa mudou. Mas a nossa USP, então com 30 anos de existência, já era considerada um modelo de universidade pública.

Entretanto, a convivência dos estudantes com a universidade nem sempre foi isenta de conflitos. Promovemos longas greves, reivindicando nosso direito de participação nos órgãos administrativos da ESALQ, como a Congregação e o CTA, assim como uma profunda reforma no ensino.

Assim, passamos, aqui em Piracicaba, anos decisivos na vida política do país – e ainda mais decisivos nas nossas vidas. Assumimos uma militância importante, como integrantes de um grupo de colegas imbuídos de ideais para que nossa Escola e nossa Universidade pudessem atingir a excelência que todos almejávamos.

Já em plena atividade profissional, continuamos ligados à ESALQ através das reuniões anuais para festejar os qüinqüênios e jubileus de formatura. Agora, quando a USP celebra seu Jubileu de Diamante, nossa ADEALQ, 10 anos mais nova, comemora 65 anos de existência.

Vale, portanto, reafirmar que a “Semana Luiz de Queiroz” e o “Dia do Engenheiro Agrônomo” representam um marco forte na alma de cada um de nós, por nos revermos, felizes pela oportunidade de termos sido filhos desta gloriosa Casa e desta renomada Universidade – momento quando também refletimos sobre as realizações e os desafios futuros.

Cristiano Walter Simon
Engenheiro Agrônomo – Turma de 1965 e presidente em exercício da Associação dos Ex-Alunos da ESALQ (ADEALQ)

Deixe um comentário