Aquilino José Pacheco

Nasceu em Piracicaba em 1839, filho de lavradores, mais conhecido como Coronel Aquilino Pacheco, descrito como “figura de velho bandeirante afeito a vencer dificuldades, um dos grandes paulistas antigos”.

Como uma das figuras de destaque do Partido Republicano, teve vida pública não apenas em Piracicaba, mas também em São João da Bocaina, onde foi vereador e presidente da Câmara. Em Piracicaba, foi eleito vereador três triênios seguidos, escolhido pelos colegas de vereança para responder como intendente municipal durante seis anos seguidos, cargo equivalente a prefeito municipal.

Homem da mais absoluta confiança dos Moraes Barros, manteve fidelidade ao ideário republicano. Fazendeiro, foi reconhecido por seus princípios morais inabaláveis. O título de Coronel foi-lhe dado por pertencer à Guarda Nacional.

2 comentários

  1. Ana Amélia Ferreira em 12/07/2020 às 23:25

    Creio que o sr. Aquilino Pacheco era meu trisavo.
    Para ter total certeza gostaria de saber se foi casado, quantos e quais filhos ele teve.
    Obrigada

    • Patrícia Elias em 18/09/2021 às 19:52

      Olá, Ana Amélia, td bem?!
      Segundo Cecílio, Aquilino Pacheco foi prefeito de Piracicaba, casado e com grande descendência – inclusive há um famoso médico com o nome de Aquilino Pacheco, cuja esposa, Márcia Pacheco, foi vereadora em Piracicaba. Cecílio não tem outras referências sobre os filhos.
      um abraço,

Deixe uma resposta