Dr. Americo Brasiliense de Almeida Mello Filho – 1864 -1943

Nasceu em São Paulo em 24 de março de 1863, filho de Dr. Americo Brasiliense de Almeida Mello e Marcelina Lopes Chaves de Almeida Mello.

Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, no ano de 1889. Clinicou na Beneficência Portuguesa, no Hospital Jaçanã (Santa Casa) de São Paulo, por muitos anos, gratuitamente. Em reconhecimento recebeu, Beneficência Portuguesa, o título de Irmão Remido, e do Hospital Jaçanã, o de Protetor Emérito. Atendeu ainda hansenianos do antigo Hospital Guaripa, na Capital.

Lecionou durante muitos anos na Faculdade de Farmácia e Odontologia de São Paulo, da qual fora um dos fundadores. O Governo de São Paulo condecorou-o com medalha de Honra ao Mérito, tendo em vista sua valiosa colaboração na luta contra a febre amarela.

Pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Ligava-se intimamente a Piracicaba não só por laços de família, como por sua participação junto à classe média local e à Santa Casa de Misericórdia.

Casou-se com Carolina de Rezende, filha do Barão de Rezende .

Frequentemente em Piracicaba, prestava seus serviços à Santa Casa de Misericórdia, da qual durante muitos anos foi dedicado colaborador, integrando sua Irmandade.

Ele faleceu em São Paulo em 7 de abril de 1943.

Deixe um comentário