Dr. Jerônimo Geraldo de Campos Freire
Nasceu em Campinas, em 11 de agosto de 1910, filho do Dr. Norberto de Campos Freire e Balbina Augusto de Sampaio Freire.
Seu pai, formado em medicina pela Universidade de Wurberg, na Baviera, clinicou em Piracicaba desde 1882, e também em outras cidades do Estado. Prudente José de Moraes fora seu padrinho de casamento.
Dr. Jeronimo estudou em Campinas, curso primário e secundário, e se bacharelou em Ciências e Letras, em 1930.
Depois ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, diplomando-se em 1936. Dedicou-se então ao estudo de Urologia.
Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, foi convocado para, durante dois anos, chefiar a enfermaria de Urologia do Hospital Militar de São Paulo, na qualidade de oficial médico.
Ao longo de sua carreira adquiriu diversos títulos.
Empossado na cátedra de Urologia, passou a desenvolver extenso programa de ensino e de pesquisa. Escreveu mais de 220 trabalhos da sua especialidade.
Dr. Jerônimo foi o pioneiro dos transplantes renais na America Latina. O primeiro deles realizou-se em São Paulo, em maio de 1968. A partir daí, ele e sua equipe realizaram 260 transplantes renais.
Dr. Jerônimo faleceu em São Paulo no dia 2 de janeiro de 1975.
Boa tarde!
A unica parte errada na Biografia de Jeronymo Geraldo de Campos Freire e' quanto ao fato de que nasceu em Campinas e nao em Piracicaba.
De qq maneira muito me orgulha o fato de estar sendo sempre lembrado.
Um abraço
Beatriz Helena Campos freire (FILHA)
Beatriz, obrigada pelo contato! Já fizemos esta alteração!
Muito obrigada!!
Muito obrigada pel atençã!
Beatriz Helena campos freire
Quem fazia parte da equipe do Dr Campos Freire em 1968? Pergunto porque neste ano em maio fui tratado pela equipe dele é um de seus auxiliares estava escrevendo um livro e mencionou para minha mãe na época que meu caso faria parte ! Foi realmente um sucesso haja vista que estou aqui saudável até hoje! Obrigado