Dr. Mario Vieira Maldonado

Formou-se engenheiro-agrônomo numa das primeiras turmas da antiga Escola Prática de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Exerceu sua docência na própria Escola, chegando a ser Diretor.

Foi, em 1906, escolhido pelo secretário da Africultura, Carlos Botelho, para o cargo de auxiliar diretor do Posto Zootécnico Central, em São Paulo. Em breve, tornou-se um dos mais conceituados técnicos nos meios agronômicos do estado e do Brasil, e mesmo de outros países.

Diretor Superintendente do Departamento de Indústria Animal, desenvolveu intensa atividade no campo da agricultura e da pecuária. Graças a ele, a febre aftosa que em 1921 ameaçava destruir os rebanhos do estado, pôde ser jugulada.

Sua atuação à frente do departamento de Indústria Animal, quando construiu o majestoso parque de Água branca, assinalou um dos seus mais notáveis serviços prestados ao estado.

Aposentou-se após 35 anos de relevantes serviços à frente do Departamento de Indústria Animal.

Formou-se também em medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, tendo exercido a clínica em São Paulo.

Após sua aposentadoria retornou a Piracicaba. Apesar de velho, dedicou-se a atender, como médico, e sem renumeração, os pescadores da Rua do Porto e os pobres que o procuravam.

Faleceu na Santa Casa de Misericórdia em 8 de março de 1944.

Deixe uma resposta