Dr. Nelson Meirelles

Nasceu em Santa Rita do Passo Quatro (SP) em 17 de março de 1904.

Cursou o Grupo escolar “Sud Mennucci”, de Porto Ferreira; o Colégio “Brasil”, de Ouro Fino (MG); e o Ginásio “Culto à Ciência”, de Campinas.

Formou-se primeiramente em Farmácia, em 1992; depois Medicina, em 1930, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro.

Em 1932 iniciou sua vida profissional em Piracicaba, em 1932, onde se radicou definitivamente, instalando seu consultório.

Em 14 de maio de 1935 casou-se com Maria Oliva Morato Ferraz Meirelles, de tradicional família piracicabana, filha de Dr. Coriolano Ferraz do Amaral.

A vida de Dr. Nelson estava intimamente ligada à Santa Casa de Piracicaba. Trabalhou, inicialmente, como auxiliar de laboratório; passou a integrar o Corpo Clínico em fevereiro de 1934; exerceu ainda funções de chefe de enfermarias; diretor-clínico e, finalmente, provedor, em 1946, cargo que ocupou durante 17 anos consecutivos.

Fez ampliações e adaptações, ergueu novas construções, inaugurações – inclusive do banco de Sangue. Criou o cargo de médico interno e anestesista, e o serviço de atendimento noturno. Entre outras várias ações.

Cogitou a construção de uma nova Maternidade. A inauguração deu-se em 12 de junho de 1954, com grandes festividades.

Outra grande realização do Dr. Nelson consistiu na construção do Centro Cirúrgico, em 21 de abril de 1957.

Dr. Nelson Meirelles incentivou ainda a construção do Pavilhão “Catarina Ometto”, destinado à Clínica Psiquiátrica, comportando 50 leitos, sob chefia do Dr. José Leny Jardim, inaugurado em 4 de junho de 1956.

Como médico abalisado e cidadão prestativo, deixou extensa folha de serviços.

Deixe uma resposta