Dr. Rosalvo Ventura de Salles

Nasceu em 13 de novembro de 1897, em Salvador-BA. Formou-se em Medicina pela Faculdade de sua terra natal, diplomando-se em 1920. Ingressou na Comissão Rockefeller indo trabalhar em Pernambuco onde fundou diversos Postos de Saúde. Transferindo-se para o estado do Rio de Janeiro, desempenhou idênticas funções. Posteriormente veio para São Paulo onde se radicou definitivamente. Vários Postos de Saúdes foram por ele instalados em cidades como Sertãozinho, São Carlos e Piracicaba.

Vindo residir em Piracicaba, Dr. Rosalvo instalou seu consultório. Em 1924 foi nomeado chefe do Posto de Higiene. Este Posto fora instalado em Janeiro, mas sua inauguração oficial realizou-se em 18 de outubro desse ano.

Em novembro de 1925, oficiou à Mesa Administrativa da Santa Casa de Misericórdia oferecendo os serviços especializados do Posto de Higiene, como exames de laboratório, tratamento de verminoses, tracoma, vacinações, soros e medicamentos de urgência.

Quando, em 1926, alguns casos de varíola surgiram em cidades do interior, Dr. Rosalvo, conclamava o povo a se vacinar contra a enfermidade, no Posto de Higiene.

Prestou sua colaboração à Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba e recebeu convite, aceitando-o, para o cargo de médico da Enfermaria de Mulheres. Mas, o acúmulo de serviços no Posto de Higiene levou-a a solicitar sua exoneração do Corpo Clínico da Santa Casa.

Dr. Rosalvo exerceu também cargo de lente da antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia.

Empenhou-se, ao lado de outros médicos, na fundação da Sociedade Médica de Piracicaba, em 1924; e do Sindicato Médico de Piracicaba, em 1931.

A nomeação de Dr. Rosalvo para Inspetor Sanitário da Delegacia de Sorocaba e, em comissão, para bauru, motivou sua mudança ara são Paulo, deixando em, Piracicaba um largo círculo de amigos e admiradores, ao findar do ano de 1931.

Em 1931, ele alistou-se cmo soldado por acasião da revolução Contiucionalista.

Ingressou no Departamento de Saúde do Estado, ocupando o cargo de Delegado de Saúde da Capital, onde se aposentou.

Durante muitos anos foi conselheiro e Diretor do Clube Piratininga, guardião das tradições paulistas.

Dr. Rosalvo faleceu em São Paulo em 17 de julho de 1966, contando com 69 anos. Era casado com Regina Octavia Tricânico, – de tradicional família piracicabana -, deixando uma filha.

Deixe uma resposta