Eugênia da Silva (Dona Eugênia)

O título que lhe foi dado pelo povo fala por si só: “Mãe da Pobreza”. Assim foi a professora Eugênia da Silva, que se tornaria conhecida e amada apenas pelo nome Dona Eugênia.

Nascida em Piracicaba, em 13 de novembro de 1877, era a décima primeira filha do casaql Antônio Galvão da Silv a e Joana Correa Barbosa. Era trineta de Antõnio Corrêa B arbosa, povoador de Piracicaba.

Lecionou no Primeiro Grupo Escolar de Piracicaba, atualmente Barão do Rio Branco, no qual, por sinal, também estudou, sendo parte da primeira turma. Pautou sua vida pelo amor aos pobres, sendo reverenciada por sua extrema generosidfade. A filantropia foi o sentido de sua vida, passando a exercer, também, os seus dotes mediúnicos, motivo pelo qual é reconhecida, no universo kardecista, como “médium receitista.” Os pobres a procuravam não apenas para pedir auxílio materiais, mas para que ela os auxiliasse como “benzedeira”. Foi reconhecida como “filantropa em tempo integral”.

Dona Eugênia morreu em 14 de agosto de 1971, aos 93 anos. Seu nome foi dado a uma das ruas da cidade.

8 comentários

  1. Ariel Xavier de Oliveira em 27/10/2019 às 11:15

    Meus pais ao irem a Piracicaba não tinha como não parar lá, consta que na sua casa a porta não ficava trancada a noite, pois se alguém precisasse de alguma coisa era só entrar. As vezes vinha para a casa dos meus avós em São Paulo, ficava na sala a conversar com ela. Era espirita e o único passe que lembro ter tomado foi dela.Ariel.

    • Joana Liem em 29/01/2023 às 12:02

      Meu nome é Joana Guimaraes Fonseca, Dona Eugenia era minha tia Avó, Dona Joana Galvão da Silva Fonseca era minha avó. Meu pai, Tercio Augusto da Silva Fonseca. Fico emocionada de ver esse artigo a respeito da querida tia Avó. Lembro, quando pequena, ela vinha no visitar. Tenho uma poesia que ela escreveu ao meu pai. Eu moro no Estados Unidos, mas olhando na internet achei esse artigo. Deus abençoe.

    • Joana Liem em 08/02/2023 às 22:39

      ARIEL, FICO MUITO COMOVIDA DE ACHAR ESSE COMENTARIO A RESPEITIO DA MINHA TIA AVO TIA EUGENIA. TENHO UMA POESIA QUE ELA ESCREVEU AO MEU PAI. GUARDO COM MUITO CARINHO

  2. Joana Liem em 29/01/2023 às 12:04

    Tenho uma poesia que Dona Eugenia escreveu para meu pai in 1949.

  3. Joana Liem em 08/02/2023 às 22:55

    ARIEL FICO EMOCIONADA DE LER A RESPIETO DA MINHA TIA AVO DONA EUGENIA.

    • Joana Liem em 15/04/2023 às 19:56

      Gostaria de passar a copia da poesia Da Tia Eugenia para Provincia

      • Patrícia Elias em 21/04/2023 às 17:48

        Boa tarde, Joana.
        Grata por nos enviar o material. Por favor, escreva para: [email protected]
        um abraço, Patrícia

  4. CLAUDETE CORRÊA CALLEGARI em 26/05/2023 às 19:51

    Meu pai, que também foi espírita, contou-me certa vez da elevada generosidade de Dona Eugênia, sempre pronta para ajudar a qualquer um que a procurasse e me encantei com a história dela.
    Já fiz orações, pedindo sua intercessão. Precisamos de pessoas e espíritos iluminados durante nossa caminhada!

Deixe uma resposta