A arte de Fausto Longo
O que mantém o ser humano vivo além do trabalho? O livre pensar. No caso de Fausto Longo, também o livre riscar, desenhar, até mesmo, rabiscar.
Tudo cabe na alegria sincera do seu traço. Desde a saudade batendo fundo no peito como o som do cristal da taça de vinho, o tilintar dos talheres, o estalo do funghi na boca, o choque da xícara de café sobre o pires ou, ainda, o nariz do Pinóquio questionando a verdade no contexto da política. Os instrumentos musicais que bailam e, até mesmo, novas funções para alguns produtos tecnológicos que teimam em ter autonomia.
Criados sempre com liberdade, emoção e irreverência os desenhos de Fausto têm vida. Os objetos por ele explorados são personagens que nos fazem refletir sobre nossos papéis na sociedade.
A criatividade de Fausto Longo muda o mundo. E para melhor.
Sem limite, SEM censura. Com humor inteligente, irônico e que convida à reflexão.
Fausto, desde menino, não teve qualquer preocupação artística porque estava, apenas e tão somente, passando o tempo quando desenhava o que fervia no coração e na mente. Mais tarde, encantou-se com o estilo de Zélio Alves Pinto, misto de ídolo e influenciador. Mas, traçou o seu próprio caminho.
Os desenhos do senador, agora deputado, que antes de tudo é um competente artista gráfico, integram um mágico universo de temas, conceitos, reflexões. Na arte de Fausto Longo, o que nos provoca e motiva são inspirados desenhos, cartoons, charges e, de maneira surpreendente, caricaturas de objetos que vão surgindo de sua pródiga capacidade criativa.
No conjunto de sua obra artístico-sociológica está uma seleção prazerosa a ser explorada, que não apenas diverte como faz pensar. Desenhos elegantes que, plenos de sensualidade, ironizam a tecnologia, desafiam a solidão e cantam a saudade como em um delicado poema.
*Ricardo Viveiros, diretor da Ricardo Viveiros Comunicações.
[Este texto é parte do livro “Pira Cartum – Homenagem a 32 cartunistas e ilustradores de Piracicaba nos 45 anos do Salão de Humor”. Organizadores: Adolpho Queiroz, Edson Rontani Junior, Maria Luziano e Victor Corte Real. Uma publicação da Coleção AHA de Humor Gráfico – Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (Editora Nova Consciência – 2018)]
Para conhecer demais cartunistas e ilustradores integrantes do livro, acesse a TAG Pira Cartum.