A arte de Fausto Longo

Fausto Longo retrato

Fausto Guilherme Longo nasceu em Amparo (SP), em 22 de julho de 1952. Com quatro anos de idade mudou-se para Piracicaba (SP). Aos 15 anos era calígrafo de diplomas das comissões municipais de Turismo e de Esporte da prefeitura. Criador multimídia: arquiteto, urbanista, produtor/apresentador de programas de rádio, fotógrafo, ilustrador, designer, professor, cenógrafo, cartunista. Teve trabalhos publicados nos jornais ”Folha de S. Paulo”, “O Estado de S. Paulo”, “Pasquim”; e nas revistas “Visão” e “O Bicho”.
Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela PUC de Campinas e Fundação Escola de Belas Artes de São Paulo (FEBASP). É Mestre em Habitação, Tecnologia e Planejamento pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São PauIo (IPT). No Salão Internacional de Humor de Piracicaba, participou como artista desde as primeiras edições do evento. Em 2013, foi eleito pelo Partido Democrata para uma das vagas no Senado da Itália destinadas a ítalo-descendentes que vivem na América do Sul.
Fausto Longo, hoje, é deputado da República Italiana. A editora SESI-SP lançou, em 2017, livro de Ricardo Viveiros e Zélio Alves Pinto sobre seus cartuns: “Ilustre Guardanapo”.

O que mantém o ser humano vivo além do trabalho? O livre pensar. No caso de Fausto Longo, também o livre riscar, desenhar, até mesmo, rabiscar.

Tudo cabe na alegria sincera do seu traço. Desde a saudade batendo fundo no peito como o som do cristal da taça de vinho, o tilintar dos talheres, o estalo do funghi na boca, o choque da xícara de café sobre o pires ou, ainda, o nariz do Pinóquio questionando a verdade no contexto da política. Os instrumentos musicais que bailam e, até mesmo, novas funções para alguns produtos tecnológicos que teimam em ter autonomia.

Criados sempre com liberdade, emoção e irreverência os desenhos de Fausto têm vida. Os objetos por ele explorados são personagens que nos fazem refletir sobre nossos papéis na sociedade.

A criatividade de Fausto Longo muda o mundo. E para melhor.

Sem limite, SEM censura. Com humor inteligente, irônico e que convida à reflexão.

Fausto, desde menino, não teve qualquer preocupação artística porque estava, apenas e tão somente, passando o tempo quando desenhava o que fervia no coração e na mente. Mais tarde, encantou-se com o estilo de Zélio Alves Pinto, misto de ídolo e influenciador. Mas, traçou o seu próprio caminho.

Os desenhos do senador, agora deputado, que antes de tudo é um competente artista gráfico, integram um mágico universo de temas, conceitos, reflexões. Na arte de Fausto Longo, o que nos provoca e motiva são inspirados desenhos, cartoons, charges e, de maneira surpreendente, caricaturas de objetos que vão surgindo de sua pródiga capacidade criativa.

No conjunto de sua obra artístico-sociológica está uma seleção prazerosa a ser explorada, que não apenas diverte como faz pensar. Desenhos elegantes que, plenos de sensualidade, ironizam a tecnologia, desafiam a solidão e cantam a saudade como em um delicado poema.

*Ricardo Viveiros, diretor da Ricardo Viveiros Comunicações.

[Este texto é parte do livro “Pira Cartum – Homenagem a 32 cartunistas e ilustradores de Piracicaba nos 45 anos do Salão de Humor”. Organizadores: Adolpho Queiroz, Edson Rontani Junior, Maria Luziano e Victor Corte Real. Uma publicação da Coleção AHA de Humor Gráfico – Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (Editora Nova Consciência – 2018)]

Para conhecer demais cartunistas e ilustradores integrantes do livro, acesse a TAG Pira Cartum.

Deixe uma resposta