De rude, só o apelido

Rudinei 1

Rudinei Bassete é engenheiro civil, formado pela Escola de Engenharia de Piracicaba. Ele cursava o primeiro ano da faculdade quando, incentivado pelo tio, Edson Rontani, participou do I Salão de Humor de Piracicaba, em 1974. Depois colaborou com o Jornal de Piracicaba, Aldeia, O Diário.
Participou da mostra de Cartunistas de Piracicaba, organizada pelo primo, Edson Rontani Júnior. Na vida pública foi presidente da EMDHAP. Trabalha atualmente com consultorias na área de engenharia.

De rude, não tem nada. A não ser o apelido “Rude”, que o acompanha desde pequeno. Rudinei José Bassete sempre me disse que seguiu os passos de meu pai, Edson Rontani, tio dele. Dividiram o mesmo lar na juventude do tio e na infância de Rudinei. Esta convivência, ainda mais sendo o sobrinho “primogênito”, proporcionou uma aproximação com Rontani, um nome já consagrado no desenho em Piracicaba, espelhando-se aí nos seus traços futuros. O tio, com orgulho o inclinou para esta arte. Na infância, publicou a revista MAR (Milton, Artur e Rudinei), feita à mão em papel almaço e emprestada aos familiares com tiragem de um único exemplar.

Em 1975 foi convidado a participar do 2o Salão de Caricatura de Piracicaba, organizado pelo tio. A partir daí passou a publicar charges e cartuns no Diário de Piracicaba e Jornal de Piracicaba, cursando em paralelo a faculdade de engenharia. Dono de um fino traço (e também um traço fino), tinha uma característica peculiar retratando piadas da época, com personagens famosos da sociedade brasileira. Presidiu por duas gestões municipais a Empresa Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (EMDHAP), tendo anteriormente criado o Grupo 3 de Engenharia, ao lado do primo Milton Rontani Júnior e do amigo de larga data Fausto Longo. Deixou sua contribuição ao traço piracicabano.

Parou de desenhar nas mídias tradicionais para nossa tristeza. Mas ao ver trabalhos dos áureos tempos, uma alegria só… proporcionada por um saudosismo irreparável.

*Edson Rontani Júnior é do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e vice-presidente da AHA.

[Este texto é parte do livro “Pira Cartum – Homenagem a 32 cartunistas e ilustradores de Piracicaba nos 45 anos do Salão de Humor”. Organizadores: Adolpho Queiroz, Edson Rontani Junior, Maria Luziano e Victor Corte Real. Uma publicação da Coleção AHA de Humor Gráfico – Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (Editora Nova Consciência – 2018)]

Para conhecer demais cartunistas e ilustradores integrantes do livro, acesse a TAG Pira Cartum.

Deixe uma resposta