Desafiando velhos preconceitos com muito humor

Ponciano

Daniel Ponciano da Silva é carioca, cartunista revelado pelo extinto semanário de humor “O Pasquim 21”/RJ. Participou de salões internacionais como o do Irã, Turquia, Espanha, Itália e nos mais representativos do Brasil, como o de Piracicaba, Porto Alegre, Recife e Teresina, entre outros. É graduando em Comunicação Social e licenciatura em Artes Visuais. Mudou-se para Piracicaba em 2013 e atualmente tem trabalhado com murais de grandes dimensões.

Daniel Ponciano bem que quis estudar jornalismo. Mas o jeitão bem-humorado e irreverente o levou para outros caminhos, outros rios. Foi aportar à beira do Rio Piracicaba, tomou da água da terra… e nunca mais voltou para casa. Foi convivendo com o Salão de Humor uma, duas, inúmeras vezes, vivendo o humor gráfico pulsante na cidade, encontrando-se com artistas de primeira linha no mundo dos cartuns e, encantando com o “salto do rio Piracicaba”, foi construindo seus personagens e sua história.

Um dos temas que o empolga no momento é a discussão difícil sobre o relacionamento humano (“homem com homem, mulher com mulher, faca sem ponta, galinha sem pé…” diz o dito popular). Mas em tempos de maior liberdade de expressão, nas discussões abertas sobre gênero, homofobia, preconceitos, intolerância, Daniel sobrevive com sabedoria e competência, ensinando-nos a pensar com leveza sobre os desafios dos nossos dias.

Seu príncipe encantado, seus personagens extraterrestres e outros cenários, inundam o imaginário popular nas redes sociais, provocando o riso e o pensar qualificado sobre estas novas atitudes de viver em sociedade, onde temas tabus como abortos, relacionamentos homoafetivos e quejandos, vão ganhando espaço nos tribunais, na política, na convivência diária e, expressos com o bom humor de Ponciano, nas mostras de artes tão ilustres e respeitadas como o Salão de Humor de Piracicaba.

*Rose Vidal, Conselho Editorial da AHA e Universidade Estácio de Sá, E.S.

[Este texto é parte do livro “Pira Cartum – Homenagem a 32 cartunistas e ilustradores de Piracicaba nos 45 anos do Salão de Humor”. Organizadores: Adolpho Queiroz, Edson Rontani Junior, Maria Luziano e Victor Corte Real. Uma publicação da Coleção AHA de Humor Gráfico – Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (Editora Nova Consciência – 2018)]

Para conhecer demais cartunistas e ilustradores integrantes do livro, acesse a TAG Pira Cartum.

Deixe uma resposta