Lurdes Maria Santos

1958 e a novidade: moças dirigindo tratores

A primeira mulher a colar grau na ESALQ foi Vitória Rossetti, em 1939. Seu ingresso na grande escola foi um acontecimento especialíssimo, tal o ineditismo da situação: eram raras as mulheres em faculdades, mais raras ainda na recém criada USP. E estudar Agronomia, isso soava quase como heresia.

Tanto assim era, até mesmo naquele ano de 1958, que a revista Mirante – em texto assinado pelo prof. Francisco B. Libardi – dava como matéria de capa, assunto principal: “Eva na Lavoura”. Com fotos e pequenas entrevistas, eram apresentadas as jovens que cursavam a ESALQ, então conhecida ora como Escola de Agronomia, ora como Escola Agrícola. As fotos foram de Cantarelli.

A moça da capa, dirigindo um trator, é Lurdes Maria dos Santos. E o redator do texto entusiasmava-se com a informação: “Atualmente, nada menos do que 15 moças se distribuem pelos vários cursos.” Com Lurdes Maria, estavam as “Evas na Lavoura”: Ana Maria de Barros Carvalho, Clotilde Almeida Ferreira, Regina Esmeralda Tamiazzo de Mello. Dirce Bissoli, Sônia Raquel Godoy, Lygia de Almeida, Marylene Muller Costal, Célia Zacca, Esther de Arruda Albuquerque, Gertrudes Celene Rocha, Maria Inês Angeli, Nilva Maria Prestes, Salima Gibrin e Zoraide Martins.

Deixe uma resposta