O adorável Renato Wagner

Renato Wagner _ caric

Renato Wagner foi um dos mais completos artistas plásticos piracicabanos do Século XX. Antes, porém, de dedicar-se completamente e em tempo integral à pintura, Renato Wagner teve marcante atuação na imprensa piracicabana, quer como publicitário, quer como caricaturista. Foi um dos fundadores da Revista Mirante, onde deixou traços notáveis de sua arte. Nesta galeria de personalidades piracicabanas, alguns dos trabalhos de Renato Wagner.

Aqueles 1950 já eram anos dourados, sem que nós sequer o soubéssemos. As gerações vivem fazendo história e não o percebem, conseguindo avaliar tão somente o depois. No mínimo, para nós, eram anos de excitações inexplicáveis, como se estivéssemos numa corrida constante, mas sem rumo definido. Para este escrevinhador, o mundo tinha sido sempre daquela maneira alegre, vibrante, vivificante. O significado de um pós-guerra não me dizia nada, a não ser algumas lembranças temerosas da pequena infância, ouvindo falar da bomba atômica.

Um homem diferente, João Chiarini, me transformou em seu protegido. Ele e meu pai eram amigos desde a adolescência. E Chiarini percebeu, no menino e no adolescente, alguma tendência literária, intelectual. Muitas vezes, evitei-o, temendo subordinar-me à sua visão, a seus projetos, dos quais ele queria que eu participasse. Convidava-me para acompanhá-lo em encontros culturais, apresentava-me aos grandes mestres escritores, pintores. Enfim: João Chiarini foi o homem que me introduziu no universo cultural de Piracicaba e de São Paulo, um tesouro que ele me deu e de que, emocionadamente agradecido, jamais me esqueço.

Bento Dias Gonzaga _ renato-wagner

Bento Dias Gonzaga, pelos traços de Renato Wagner. Já era deputado, herdeiro do patrimônio eleitoral do pai, por várias vezes prefeito, Luiz Dias Gonzaga. Muito popular, era conhecido como “Bentão”. Candidatou-se a deputado estadual e não se elegeu em 1962.

Renato Wagner foi uma das pessoas notáveis a quem Chiarini me apresentou. Renato era um moço bonito, agitado, ao mesmo tempo amável e ansioso. De corpo atlético, Renato fora ótimo esportista tanto no futebol, quanto no basquete e natação. Seu avô, Jacob, foi o proprietário de uma das primeiras cervejarias alemãs de Piracicaba. Ele – cerca de 20 anos mais velho do que eu – acolheu o adolescente de uma maneira que me estimulou: Renato me tratava como um igual, o que me embevecia. Nossa amizade consolidou-se quando ele, Fued Helou Kraide e Arlindo Romani criaram a primeira agência de Publicidade de Piracicaba. E, desta, nasceu a vitoriosa revista “Mirante”, da qual, ainda jovenzinho, fui cronista.

Piracicaba deve, a Renato Wagner — entre tantas e tantas riquezas que ele nos deixou — a presença do notável artista plástico Vladan Stiha, que fora seu professor em São Paulo e que ministrou aulas a muitos que se tornaram reconhecidos pintores piracicabanos. Renato foi um diferenciado caricaturista, enriquecendo jornais da cidade e a revista Mirante. Dele, guardo um tesouro que ele próprio me deu: uma caricatura dele mesmo, junto com outros dois notáveis artistas, Antônio Pacheco Ferraz e Manoel Martho. Nas últimas décadas de sua vida, pôde dedicar-se ao grande sonho e vocação: a pintura. E se tornou um dos memoráveis artistas plásticos de Piracicaba.

Uma última palavra: Margareth Pyles Wagner, sua esposa, foi um dos pilares em que Renato se apoiou para erguer-se ao Olimpo das artes plásticas. De Dona Margareth, guardo lembranças agradecidas, como minha professora particular de Inglês.

Losso Neto _ renato-wagner

Fortunato Losso Neto. Médico, jornalista, diretor do “Jornal de Piracicaba”, o Doutor Losso sempre teve seu nome indicado para candidatar-se ora a prefeito, ora a deputado. Nunca aceitou.

macacos _ renato-wagner

Mais um, dos inúmeros trabalhos publicados por Renato Wagner.

[Este texto é parte do livro “Pira Cartum – Homenagem a 32 cartunistas e ilustradores de Piracicaba nos 45 anos do Salão de Humor”. Organizadores: Adolpho Queiroz, Edson Rontani Junior, Maria Luziano e Victor Corte Real. Uma publicação da Coleção AHA de Humor Gráfico – Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (Editora Nova Consciência – 2018)]

Para conhecer demais cartunistas e ilustradores integrantes do livro, acesse a TAG Pira Cartum.

Deixe uma resposta