O Traço que se confunde com o autor!

Luis Marangoni

Luis H. Marangoni, piracicabano, quinzista apaixonado, chargista, caricaturista e cartunista. Chargista oficial do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba desde 2013. Foi chargista do Jornal “A Tribuna de Piracicaba”, durante 6 anos. Participou de diversos salões de humor pelo Brasil e exterior, como França, Portugal, Irã, Bulgária entre outros. Foi 3º colocado na categoria Charge da 4º Expo Humor de Campinas em 2006. Teve trabalho selecionado para o 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 2014, na categoria Caricatura.

O que mais impressiona é a facilidade em retratar não só as feições das pessoas em um pedaço de papel, na ponta de seu lápis sempre bem apontado. Luis Marangoni, mago dos cartuns, charges e caricaturas, consegue trazer a personalidade de cada um de uma maneira divertida e, artisticamente falando, “perfeita”.

Esse piracicabano de 37 anos, casado com a senhora Iara e pai do esperto Rafael de seis anos, que a cada nova ação ou movimento ganha uma ilustração do pai artista, desde garoto é apaixonado pelo E.C. XV de Novembro de Piracicaba. Buscou e conseguiu realizar um de seus desejos, que era se tornar o chargista oficial do clube e poder ter seus trabalhos expostos para toda a cidade, com suas perfeitas caricaturas dos atletas e pessoas ligadas ao clube, em formato de homenagens, suas famosas e polêmicas charges e cartuns para todas as comunicações de jogos, eventos e ações do clube.

Em 2015, ganhou notoriedade no meio esportivo estadual e até nacional, quando, às vésperas de um jogo entre o Nhô-Quim e o Palmeiras da capital, presenteou a todos com a charge “café com bacon”, em alusão à partida que seria realizada num domingo pela manhã. Os torcedores alviverdes tomaram o desenho como uma afronta e os piracicabanos como a melhor charge de todos os tempos. Ponto positivo para o artista!

A cada dia, seus traços perfeitos ganham mais adeptos, pois suas caricaturas já estão presentes em festas de casamento, bodas, aniversários e até encomendas particulares. Mas, para esse talento todo, ainda é pouco, Luis Marangoni busca ser reconhecido somente pelo seu trabalho e criação, viver somente de seu talento e conseguir o status de artista de renome internacional.

Acredito que este processo está bem próximo de se tornar realidade, pois com o talento que Deus lhe deu de presente e, principalmente, pela personalidade e caráter em tratar a todos com o mesmo interesse e atenção, logo já será umas das referências em seu segmento. Pois o XV de Piracicaba, nós torcedores e os profissionais que já tiveram o prazer em poder dividir seus trabalhos, sabem o quanto acrescenta e faz a diferença tê-lo como parceiro.

Luis Marangoni já teve, também, seus trabalhos abertos ao público em geral em exposições nacionais e internacionais, em salões de humor e aqui em Piracicaba no Shopping Piracicaba e, semanalmente, os leitores do mais tradicional jornal da cidade, “A Tribuna Piracicabana”, são presenteados com suas charges fantásticas na página de esporte “Passe de Letra”, que traz as notícias do alvinegro Piracicabano e do esporte em geral, de uma forma bem generalizada: Parabéns.

*Luiz Tarantini, A Tribuna Piracicabana

[Este texto é parte do livro “Pira Cartum – Homenagem a 32 cartunistas e ilustradores de Piracicaba nos 45 anos do Salão de Humor”. Organizadores: Adolpho Queiroz, Edson Rontani Junior, Maria Luziano e Victor Corte Real. Uma publicação da Coleção AHA de Humor Gráfico – Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (Editora Nova Consciência – 2018)]

Para conhecer demais cartunistas e ilustradores integrantes do livro, acesse a TAG Pira Cartum.

Deixe uma resposta