Revólver, anel e cachimbo nas mãos de Leibholz
Há, nesta mostra do trabalho do cartunista piracicabano Lucas Leibholz, uma marca indelével de como se utiliza das mãos com instrumento para criar e marcar. Nascido na nova geração dos cartunistas da cidade, que cresceu vendo as mostras do Salão de Humor, Lucas saltou das barrancas do Rio Piracicaba e ganhou os grandes centros de produção cultural, onde atua, hoje, com grande desenvoltura.
Aqui é possível ver o cowboy com armas nas mãos. O papa Bento, com o anel em destaque, nas mãos. O saci – magnífico – com o cachimbo nas mãos. Nesse universo mágico se insere o trabalho de Leibholz. Ilustrador experiente, que trabalhou em grandes projetos e empresta suas pulsações aos personagens que desenha. A habilidade de compor frente e fundo, claro e escuro salta aos olhos de quem observa seus trabalhos.
A magia das mãos – as que desenham, as que se movimentam – é expressa por seu traço cheio de detalhes com riqueza de camadas e cuidados compositivos que nem sempre se pode encontrar na ilustração contemporânea. Cowboys, sacis e um papa, esse universo, sempre sedutor é o ambiente escolhido por Leibholz para expressar sua criatividade em cores fortes. O trabalho de Leibholz mostra que há muita energia e qualidade na produção gráfica nacional, em especial nesse centro de incentivo à criação que é a cidade de Piracicaba, sede do mais importante salão de humor do país.
*Celso Figueiredo, presidente do Conselho Editorial da AHA.
[Este texto é parte do livro “Pira Cartum – Homenagem a 32 cartunistas e ilustradores de Piracicaba nos 45 anos do Salão de Humor”. Organizadores: Adolpho Queiroz, Edson Rontani Junior, Maria Luziano e Victor Corte Real. Uma publicação da Coleção AHA de Humor Gráfico – Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (Editora Nova Consciência – 2018)]
Para conhecer demais cartunistas e ilustradores integrantes do livro, acesse a TAG Pira Cartum.