Revólver, anel e cachimbo nas mãos de Leibholz

Lucas-4

Lucas Leibholz nasceu em Piracicaba e, influenciado pelo tradicional Salão de Humor de Piracicaba, buscou sua formação como caricaturista participando de salões de humor, onde conquistou diversos prêmios nesta categoria.
Reside em São Paulo, onde trabalha em diversos estúdios de ilustração, juntamente com grandes nomes do mercado de ilustrações e animação; e, atualmente, trabalha no mercado de games.

Há, nesta mostra do trabalho do cartunista piracicabano Lucas Leibholz, uma marca indelével de como se utiliza das mãos com instrumento para criar e marcar. Nascido na nova geração dos cartunistas da cidade, que cresceu vendo as mostras do Salão de Humor, Lucas saltou das barrancas do Rio Piracicaba e ganhou os grandes centros de produção cultural, onde atua, hoje, com grande desenvoltura.

Aqui é possível ver o cowboy com armas nas mãos. O papa Bento, com o anel em destaque, nas mãos. O saci – magnífico – com o cachimbo nas mãos. Nesse universo mágico se insere o trabalho de Leibholz. Ilustrador experiente, que trabalhou em grandes projetos e empresta suas pulsações aos personagens que desenha. A habilidade de compor frente e fundo, claro e escuro salta aos olhos de quem observa seus trabalhos.

A magia das mãos – as que desenham, as que se movimentam – é expressa por seu traço cheio de detalhes com riqueza de camadas e cuidados compositivos que nem sempre se pode encontrar na ilustração contemporânea. Cowboys, sacis e um papa, esse universo, sempre sedutor é o ambiente escolhido por Leibholz para expressar sua criatividade em cores fortes. O trabalho de Leibholz mostra que há muita energia e qualidade na produção gráfica nacional, em especial nesse centro de incentivo à criação que é a cidade de Piracicaba, sede do mais importante salão de humor do país.

*Celso Figueiredo, presidente do Conselho Editorial da AHA.

[Este texto é parte do livro “Pira Cartum – Homenagem a 32 cartunistas e ilustradores de Piracicaba nos 45 anos do Salão de Humor”. Organizadores: Adolpho Queiroz, Edson Rontani Junior, Maria Luziano e Victor Corte Real. Uma publicação da Coleção AHA de Humor Gráfico – Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (Editora Nova Consciência – 2018)]

Para conhecer demais cartunistas e ilustradores integrantes do livro, acesse a TAG Pira Cartum.

Deixe uma resposta