Cobertura do Itapeva

Cobertura do Itapeva

Trecho do Itapeva, canalizado, para surgir a Av.Armando de Salles Oliveira.

Na primeira administração de Luciano Guidotti (1955/59) aconteceu uma das mais revolucionárias realizações urbanas de Piracicaba, especialmente em se considerando os parcos recursos da época. O riacho Itapeva era inteiramente canalizado para dar lugar à Avenida Armando de Salles Oliveira. As novas gerações mal sabem do que foi aquela epopéia, um ribeirão sendo coberto para se transformar em avenida. As obras foram iniciadas pelo prefeito Luiz Dias Gonzaga, ainda na década de 1940. Luciano Guidotti, com seu ímpeto transformador, decidiu construir inteiramente a nova avenida, que acompanhou a sinuosidade do ribeirão. As muitas curvas da “Armando Salles”, como se tornou mais conhecida, são as do riacho Itapeva.

A foto, de autor desconhecido, mostra um trecho em construção, entre as ruas São José e Prudente de Moraes, entre os anos 1956 e 1959.

 

2 comentários

  1. Juliana Arthuso em 03/11/2016 às 13:09

    Hoje em 2016 vemos alagamentos nessa avenida. Não sei se a transformação foi assim tão boa. Faltou planejamento mais moderno de drenagem, talvez uma revitalização.

    • MOACIR em 20/01/2017 às 17:58

      EU COMO ENGENHEIRO E ESPECIALISTA EM DRENAGEM ADMIRO A CAPACIDADE DESSES OPERARIOS E A FAÇANHA.FALTA HOJE É VONTADE POLITICA DE ADEQUAR FAZENDO UMA CANALIZAÇÃO PARALELA PARA SUPORTAR O QUE HOJE É A ÁREA DE CONTRIBUIÇÃO,CORREÇÃO DAS BOCAS DE LOBO, E O POVO EDUCAR E PARAR DE JOGAR LIXO QUE ATRAPALHA E MUITO NA ENTRADA DAS BOCAS DE LOBO

Deixe um comentário