Construção da Estação

Construção da Estação

Conseguir que a Estrada de Ferro Paulista chegasse a Piracicaba foi uma epopéia e, também, um sonho dos piracicabanos, que viviam o descaso e as deficiências da Ituana. Foi em 1922, ano do centenário da Independência do Brasil. E o grande líder da conquista foi Paulo de Moraes Barros que, com sua força política e liderança, venceu as barreiras que impediam a Companhia Paulista de EStradas de Ferro chegar a Piracicaba.

A inauguração se deu no dia 9 de setembro de 1922, com grande festa popular. O trem inaugural fez o trajeto Santa Bárbara d´Oeste/Piracicaba. A foto clássica é da fase final da construção da Estação, de autor desconhecido.

2 comentários

  1. Sergio Feijão Filho em 09/02/2020 às 16:41

    A Estação de Piracicaba-Paulista foi inaugurada oficialmente em 29 de julho de 1922. A inauguração, neste dia, da parte final do Ramal de Piracicaba, ou seja, de Santa Barbara à Piracicaba, trouxe alegria à Cidade que recebeu, no fim da tarde, o trem inaugural vindo de São Paulo, colocando a Noiva das Colinas em contato direto com a Capital, em bitola larga, permitindo alternativa mais rápida e eficiente do que a ultrapassada linha da Sorocabana (Ituana). A COMPANHIA PAULISTA cogitava estender a linha até Pederneiras, mas a ideia acabou superada, preferindo-se pelo alargamento de bitola do Ramal de Jahú e sua extensão à Pederneiras. Apesar dos festejos em 1922, o famoso Ramal de Piracicaba hoje está esquecido e a bela Estação, cópia do projeto de Ramos de Azevedo para a Estação de Jahú, perdeu, por cegueira política, a nobre função para a qual foi concebida no Algodoal. Quem agora, com a visão metropolitana e trem intercidades, possa trazer novamente a vida este Ramal, agora sob o conceito de VLT, ligando o tronco em Nova Odessa, ou Recanto, à Piracicaba, tendo a bela Estação de Pircicaba-Paulista servindo como terminal de passageiros. O que a falta de visão dos políticos desfez, o bom-senso pode restaurar.

    • Patrícia Elias em 11/02/2020 às 10:39

      Ola, Sérgio!
      Obrigada por sua contribuição com os conteúdos de nosso site.
      um abraço

Deixe uma resposta