O hotel polêmico

O hotel polêmico

Muitos prefeitos tentaram e ainda tentam repetir e imitar Luciano Guidotti. No entanto, os que o fizeram, e ainda tentam, repetiram e imitaram defeitos, não conseguindo repetir e imitar virtudes. E um dos grandes erros de Luciano Guidotti – diante de grandes êxitos – foi o de ter-se descuidado do social. Para ele, era preciso construir, fazer obras, mesmo sem planejamento e conforme suas idéias e obsessões. Eram outros tempos, Piracicaba precisava ser praticamente reconstruída e Luciano fez a grande revolução urbanística da cidade.

Nas décadas de 1950/70 (Luciano administrou Piracicaba por duas vezes, até sua morte ao final dos 1960) a administração pública queria suprir as deficiências da iniciativa privada. Luciano Guidotti tinha obsessão por construir um hotel, pois a cidade era carente. Derrubou o belíssimo parque à beira rio, criado por Luiz de Queiroz e depois chamado de Parque Sachs, de André Sachs. E pôs-se a construir o Hotel Beira Rio.

A foto, da década de 1960, de autor desconhecido, mostra o esqueleto da construção que ficou parada por algum tempo. Discutia-se se não seria melhor um hospital do que um hotel. Luciano Guidotti quis, teimou e construiu o Hotel Beira Rio, agora em mãos de particulares.

2 comentários

  1. Johnny Wick em 04/10/2020 às 04:18

    Num vídeo de meados de 1986 onde o câmera passeia pela cidade de carro, o motorista comenta, ao passar na frente do hotel, que ali havia um belíssimo parque com uma grande e majestosa árvore no meio, que foi derrubada para a construção do hotel. Resolvi pesquisar e acabei chegando aqui.
    Alguém poderia me dizer onde encontro fotos desse parque à beira rio, criado por Luiz de Queiroz e depois chamado de Parque Sachs?
    De qualquer forma, muito obrigado por compartilhar esse pedacinho da história da nossa amada Piracicaba.
    Abraço

    • Patrícia Elias em 18/09/2021 às 19:48

      Olá, Johnny, td bem?!
      Segundo Cecílio, Luiz de Queiroz e André Sachs eram sócios em propriedades naquela região e criaram todo paisagismo da área, incluindo o Parque Sachs. O Parque foi derrubado para a construção do Hotel Beira-Rio, durante a primeira gestão de Luciano Guidotti, nos anos 1950.
      Infelizmente, não temos referências de fotos.
      um abraço,

Deixe uma resposta