6ª Conferência Municipal da Cidade de Piracicaba acontecerá em junho

A Comissão Preparatória definiu a data, o local e a estrutura da 6ª Conferência Municipal da Cidade. O evento acontecerá no dia 4 de junho de 2016, a partir das 8h, na Estação da Paulista, no Armazém da Cultura Maria Dirce de Almeida Camargo, na avenida Doutor Paulo de Moraes, 1580.

O tema para esta edição, estabelecido pelo Ministério das Cidades, é A Função Social da Cidade e da Propriedade e tem como lema Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas.

Além da discussão dos temas, serão eleitos delegados para participação na Etapa Estadual da Conferência e escolhidos os representantes da Sociedade Civil do Conselho da Cidade.

HISTÓRICO –As Conferências das Cidades começaram em 2003, com o intuito de discutir a política urbana de modo participativo e democrático. Nesse mesmo ano, o tema da primeira conferência foi Construindo uma Política Democrática e Integrada para a Cidade. Reforma Urbana: Cidade para Todos – Construindo uma Política Nacional de Desenvolvimento Urbano foi o tema da 2ª edição, enquanto que a 3ª edição, realizada em 2007, teve como tema Avançando na Gestão Democrática das Cidades e como lema Desenvolvimento Urbano com Participação Popular e Justiça Social.

Em 2009, os realizadores escolheram o título Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano e lema Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social”. Reforma Urbana Já foi o mote da 5ª edição, em 2013.

Piracicaba realizou a etapa municipal em todas as edições, elaborando propostas que foram enviadas para a etapa estadual. Além das propostas, o município participou, com os delegados eleitos nas etapas municipais, da fase estadual e também enviou, em quatro edições, representantes do município para as etapas nacionais.

PROGRAMAÇÃO DA 6ª CONFERÊNCIA DA CIDADE, EM 04/06/2016

8h Credenciamento e café
9h Composição da mesa diretora e palavra de abertura do prefeito municipal de Piracicaba, Gabriel Ferrato
9h30 Avaliação das conferências e atuação do Conselho das Cidades
10h

 

Exposição dos palestrantes sobre o temário da 6ª Conferência Municipal da Cidade de Piracicaba A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas, baseado nos 4 eixos estruturantes. São eles:
1. O Brasil urbano: a cidade que temos

2. A função social da cidade e da propriedade

3.O Plano Diretor

4. A cidade que queremos

12h Almoço
13h30 Acordamento
14h – Reunião dos grupos temáticos com o respectivo palestrante do eixo e escolha das propostas
15h15 – Reunião plenária para exposição de todas as propostas
16h30 – Eleição dos delegados
18h Lanche
19h Eleição dos novos membros representantes da Sociedade Civil do Conselho da Cidade
20h15 Posse dos novos membros e encerramento

Deixe uma resposta