Álbum de Família

As fotos antigas falam muito sobre a história das famílias. No caso da família Wagner, essa trajetória está repleta de suor e cerveja. Suor que começou ainda no século passado, quando o alemão Jacob Wagner chegou à cidade para montar a primeira cervejaria. E que continuou com os filhos João, Ricardo e Pedro.

Segundo o artista plástico Renato Wagner, filho de João e neto de Jacob, a cerveja foi sempre o ramo de atividade a que se dedicou sua família, até em 1921 com a morte de seu pai. Uma das fotos documenta este aspecto, tendo sido tirada em meados da década de 10, na sede do estabelecimento dos Wagner, que ficava na rua Benjamin Constant, esquina com a Dom Pedro I.

album-familia-Wagner-1

Jacob está à direita, com longas barbas brancas. Seu filho Ricardo é o que está à esquerda, de chapéu branco. João está ao centro, com roupa branca e chapéu preto. O único filho ausente é Pedro, mas também está outro membro da família: Humberto Cosentino, entre os dois, era casado com Isabel Wagner, irmã de Jacob.

album-familia-Wagner-2

A outra foto reproduz um pic-nic realizado no sítio Guanchuma, em 16 de fevereiro de 1913. Era uma propriedade da família, onde eram realizadas, com frequência, reuniões deste tipo. Os três irmãos estão ao lado de funcionários e amigos e a cerveja, mais uma vez, marca presença. Na época, as garrafas eram fechadas com bolinhas de gude no gargalo, mantendo a pressão.

Deixe uma resposta