Agora auxiliar técnico, Ruben Furtenbach retorna ao XV após 16 anos

DSC_0023Em janeiro de 1987, o XV de Piracicaba contratava um lateral-direito uruguaio, que havia defendido o São Paulo no ano anterior, para reforçar o time na disputa da primeira divisão do Campeonato Paulista. Seu nome: Ruben Furtenbach. Voluntarioso, o profissional logo chamou a atenção da fanática torcida quinzista por sua determinação dentro de campo. A identificação entre atleta e clube realmente aconteceu e o jogador defendeu o Alvinegro por cerca de cinco anos, período em que ajudou o Nhô Quim a fazer grandes campanhas na elite do estadual e a conquistar o título do primeiro turno do Paulista de 1990.

16 anos depois, Furtenbach está de volta ao Barão da Serra Negra, agora como auxiliar técnico do treinador Vica. Feliz com o retorno, o “gringo”, como também é chamado, lembra com carinho do tempo em que vestiu a camisa zebrada. “Quando cheguei, o Campeonato Paulista durava cerca de seis meses, tinha 38 partidas, com jogos de ida e volta, então a expectativa em cima da competição era muito grande. O XV montava equipes fortes e, nos cinco anos que fiquei aqui, o clube nunca caiu de divisão, sempre se manteve na primeira. Foi assim que eu acabei gostando daqui e sempre renovando o meu contrato”, conta.

No dia 19 de maio de 87, o lateral marcou, segundo ele mesmo, o gol mais importante de sua história no Nhô Quim, que venceu o Corinthians naquela oportunidade por 1 a 0 no Barão. Aquele time comandado pelo técnico Alfredo Abrão, inclusive, é tido pelo atleta como um dos melhores em que fez parte.  “A equipe era muito boa: Sidmar (Ivan), Flavinho, Larry, Cristiano e Capone; Serginho, eu e Douglas; Newton, Paulinho Massariol e Márcio Fernandes. Depois veio o Toninho e o Niquinha. Mas naquela época, todas as equipes tinham bons elencos e era difícil chegar nas finais. O grupo de 90 também era fantástico, misturava jogadores experientes com boas promessas do sub-20, como  Biluca, Vagner, Darci e Claudinho”, disse.

Com tantos anos no clube, Furtenbach ganhou o respeito de todos e explica o motivo que o fez cair nas graças do torcedor piracicabano. “A torcida do XV se identificou comigo porque ela sempre gostou de jogadores que têm vontade e raça dentro de campo. Ela não dá muita importância pra parte técnica, mas valoriza quem se entrega de corpo e alma. Em casa, por exemplo, os torcedores não aceitam empatar e nem perder, pois no Barão quem tem que mandar é o XV de Piracicaba. E isso acontecia na minha época. Os times da capital vinham jogar aqui e dificilmente ganhavam”, comentou.

Retorno a Piracicaba

Auxiliar técnico do treinador Vica há muitos anos, Ruben Furtenbach recebeu com alegria a ligação do amigo, que informou o interesse da diretoria do Alvinegro Piracicabano. “Estava no Uruguai e o Vica me disse para ficar preparado, pois a qualquer momento eu ia precisar viajar e na segunda-feira ele me ligou perguntando a minha opinião sobre o XV. Disse a ele que sempre quis voltar a trabalhar no estado de São Paulo e, para mim, seria melhor ainda retornar a Piracicaba, pois conhecia tudo lá pelos lados do Barão. Felizmente as negociações deram certo e agora me sinto muito bem por estar aqui novamente”

Ciente do momento importante em que o clube se encontra, Furtenbach ressaltou a seriedade com que vai trabalhar nos próximos dias e garantiu que o pensamento é um só: evitar o rebaixamento do Nhô Quim no estadual. “Não viemos aqui para rever os amigos ou passear. A gente veio para tirar o XV dessa situação, esse é o nosso primeiro objetivo. Então vamos trabalhar totalmente concentrados nesses jogos que faltam para garantir a permanência do clube na Série A2 e depois pensar no futuro”, declarou.

Deixe uma resposta