Atletas do Sub 20 passam por avaliações físicas na Unimep

Visando as próximas competições que estarão em disputa, o elenco Sub 20 do XV de Piracicaba segue sua rotina de preparação. Para encarar seus próximos compromissos nas melhores condições possíveis, os garotos passam por avaliações físicas na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), que disponibiliza toda sua estrutura em uma parceria iniciada pelo professor doutor da instituição, Charles Ricardo Lopes, há aproximadamente quatro anos.

Como explica o professor Wagner José Nogueira, os procedimentos realizados, alguns deles no Barão da Serra Negra, atendem as necessidades de um atleta de alto nível. “O programa é contínuo e nele aplicamos todos os testes que são essenciais aos jogadores de futebol: potência, resistência, força máxima e composição corporal. Além destes, estamos com duas propostas adicionais para incrementar o projeto, uma que analisa a taxa de desenvolvimento de força e a outra que verifica a variabilidade da frequência cardíaca”, disse.

Segundo o preparador físico dos juniores do Nhô Quim, Fábio Stabellin, esse trabalho reduz o trajeto para deixar o grupo no auge da forma física. “Estamos realizando uma bateria de testes para montar uma periodização. O objetivo é encurtar o caminho para a alta performance com as coletas de dados e as análises clínicas. Com esses números, vou moldando os jogadores para deixá-los prontos fisicamente para quando o time profissional precisar”, falou.

O coordenador das categorias de formação do Alvinegro, Matheus Bonassi Semmler, ressalta os benefícios proporcionados com essa ação. “Essa parceria entre XV e Unimep é muito importante para ambos. O clube fica com elementos que servem de referência para seus profissionais atuarem e a universidade utiliza esses conhecimentos para aplicá-los entre os seus mestrandos e doutorandos. É uma colaboração de “mão dupla”, onde todos saem ganhando”, concluiu.

O programa é coordenado pelo Prof. Dr. Ídico Luis Pelligrinotti e conta ainda com a Profª Dra. Rozângela Verlengia; o Prof. Dr. Charles Ricardo Lopes; o Prof. Mestre Alex Harley Crisp; o Prof. Mestre Glauber Caetano Ferreira Lopes; o Prof. Mestre Tiago Volpi; o Professor Wagner José Nogueira e o Professor Especialista José Jonas de Oliveira. O próximo compromisso dos comandados de Ronaldo Guiaro será a disputa dos Jogos Abertos do Interior, de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Barretos, quando a delegação representará Piracicaba.

Deixe uma resposta