Conquista do Campeonato de Acesso completa 47 anos

No dia 17 de janeiro de 1968, o XV de Piracicaba viveu mais um dia glorioso em sua história centenária. A equipe escalada pelo técnico Armando Renganeschi com Claudinei; Neves, Piloto, Protti e Zé Carlos; Hidalgo e Eli Cotucha; Amauri, Joaquinzinho, Warner e Piau enfrentou o Bragantino, no estádio do Pacaembu, e venceu por 4 a 3, com dois gols de Amauri, um de Joaquinzinho e um de Piau e conquistou, assim, o Campeonato de Acesso de 1967, como era chamado na época o atual Campeonato Paulista Série A2.

A campanha realizada pelo Nhô Quim contou com 27 vitórias, sete empates e apenas três derrotas. Outro grande feito realizado por essa equipe foi a conquista da Taça dos Invictos em uma arrancada de 25 partidas sem derrotas ao longo da competição. O troféu era oferecido pelo jornal A Gazeta Esportiva ao clube que alcançasse a maior série invicta em jogos oficiais no torneio estadual. A taça era de posse transitória e estava com o Paulista de Jundiaí, que contabilizou 21 jogos sem perder.

Para chegar nessa marca, o XV derrotou equipes como Internacional de Limeira, São Carlos, XV de Jaú, Ferroviária, Palmeiras, Taubaté, Ponte Preta, entre outros. Nessa caminhada, em partida contra a Esportiva, fora de casa, o Nhô Quim perdia por 1 a 0, quando os jogadores quinzistas e o árbitro foram agredidos por atletas e torcedores locais. O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) julgou o caso e declarou o Alvinegro como vencedor. Após isso, foram mais três partidas do XV sem derrota, série que foi quebrada, curiosamente, pelo Paulista, então detentor da taça.

No ano de 1967, o Alvinegro disputou 53 jogos, sendo 16 amistosos e 37 oficiais, sofreu 42 gols e marcou 95. Desfalque na partida final contra o Bragantino, Picolé foi o artilheiro da equipe na temporada com 23 gols marcados. O incrível gol olímpico marcado por Warner, contra o Taubaté, em Piracicaba, foi mais um fato marcante ocorrido naquele ano.

Fontes: acervo Rocha Netto e livro oficial do centenário do clube: 100 anos: destemido e valente

 

Festa do elenco, que começou em São Paulo e atravessou a noite em Piracicaba. Entre as pessoas em cima do carro do Corpo de Bombeiros: Luciano Guidotti, Humberto D'Abronzo, João Benedito Antônio Jordão, Jorge Ângelis e José Carlos Piffer.

Festa do elenco, que começou em São Paulo e atravessou a noite em Piracicaba. Entre as pessoas em cima do carro do Corpo de Bombeiros: Luciano Guidotti, Humberto D’Abronzo, João Benedito Antônio Jordão, Jorge Ângelis e José Carlos Piffer.

 

Taça que está na loja XV Mania

Taça que está na loja XV Mania

 

 

 Equipe que venceu o Bragantino na partida final no Pacaembu. Em pé: Mello Ayres (médico), Protti, Zé Carlos, Hidalgo, Claudinei, Piloto e Neves. Agachados: Índio (massagista), Amauri, Warner, Joaquinzinho, Eli Cotucha e Piau.

Equipe que venceu o Bragantino na partida final no Pacaembu. Em pé: Mello Ayres (médico), Protti, Zé Carlos, Hidalgo, Claudinei, Piloto e Neves. Agachados: Índio (massagista), Amauri, Warner, Joaquinzinho, Eli Cotucha e Piau.

Deixe uma resposta