Gramado do Barão passa por reformas

O XV de Piracicaba segue se preparando visando a elite do futebol paulista em 2013. O elenco está sendo montado e para os atletas desfilarem um bom futebol no estádio Barão da Serra Negra, o gramado está passando por uma manutenção minuciosa.

Ao analisar o campo do alvinegro, o engenheiro agrônomo Fabrício Garcia, da empresa Green Care Gramados Esportivos, constatou uma altura excessiva da grama, cerca de 40mm, muitas palhas, ou seja, gramas secas, o solo muito duro e uma grande deficiência nutricional. “São constatações normais em campos muito utilizados. No Brasil, este tipo de trabalho é feito em média de uma a duas vezes no ano. Com isso, se consegue manter a qualidade do gramado”, explica Garcia.

O trabalho de recuperação do solo consiste em cinco etapas. O primeiro consistiu em rebaixar a altura do corte normal para identificar as necessidades de correção do campo. Na segunda etapa, a equipe da empresa Green Care e os funcionários do XV fizeram um corte vertical com o objetivo de eliminar o colchão excessivo de grama. “São aquelas palhas que se formam quando a grama seca deixando o campo muito fofo”, explica o engenheiro.

Com a intenção de melhorar a drenagem, deixar o campo mais macio e oxigenar as raízes, a terceira etapa foi arear o solo. Segundo Garcia, esta etapa reduz em 60% as contusões dos profissionais. Logo após, foi aplicado uma camada de areia na superfície para nivelar o campo. Por fim, a adubação química que irá terminar a manutenção e acabamento, dando melhor coloração, fortificando a grama, eliminando as ervas daninhas e pragas.

Com todo este trabalho, Garcia alerta que o gramado deverá “descansar” por pelo menos 30 dias. Caso contrário, o trabalho feito será perdido. “Temos que deixar a grama crescer e se fortificar. Acredito que em janeiro o piso estará pronto para ser utilizado em sua excelência”, finalizou. A equipe piracicabana irá estrear no Campeonato Paulista da série A1, diante de sua torcida, no dia 24, contra o Paulista de Jundiaí.

Deixe um comentário