Livro do XV será lançado nesta quarta-feira

image001Escrever sobre as conquistas, perdas, personagens, curiosidades e muitos outros causos de um clube centenário, amado pela cidade, conhecido em todo o país foi uma missão que exigiu empenho, criatividade, dedicação, trabalho e muita pesquisa de alunos, ex-alunos, professores e funcionários da Faculdade de Comunicação (Facom) da Unimep. Recém-finalizado, o trabalho permitirá que as novas gerações também possam sentir a paixão quinzista que impulsionou a produção da obra “XV 100 Anos Destemido e Valente” e reavivar a trajetória do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, fundado em 1913. O lançamento ocorre nesta quarta-feira, 13, às 19h30, no Centro Cultural Martha Watts, campus Centro da Unimep. A entrada é gratuita.

O livro é resultado do trabalho de vários autores e colaboradores, que atuaram sob a coordenação dos docentes, Paulo Roberto Botão, coordenador do curso de jornalismo, e Rosemary Bars Mendez. A publicação é fruto da parceria entre a Unimep e o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, com o apoio da equipe do Centro Cultural Martha Watts. Na etapa final, o projeto incluiu a parceria com a B2 Comunicação, que assumiu a missão de viabilizar comercialmente a obra, executar a sua produção gráfica e também contribuir com a complementação de conteúdo.

Com 196 páginas, a publicação traz 15 capítulos sobre a origem, a trajetória do clube, os principais títulos, as viagens internacionais, as conquistas das equipes de basquete, os dirigentes que passaram pelo clube e os personagens que marcaram a história, além da ligação do alvinegro com Piracicaba. No livro também estão reunidos vários episódios, tais como o famoso gol do ex-jogador José Maria Cervi, o Russo, que cobrou um escanteio e foi, ele próprio, o autor do gol que deu o empate ao Nhô Quim, no ano de 1949; e o primeiro gol de Pelé com a camisa do Santos, em 1957, em jogo contra o XV válido pelo Campeonato Paulista e que terminou com a vitória santista, por 5 a 3. Um dos destaques também é a seleção do centenário, que elegeu, através de votação, 11 atletas e um treinador que marcaram a vida do clube piracicabano.

As ações desenvolvidas pelos alunos para a produção da obra começaram em abril de 2012. Os trabalhos de pesquisa ocorreram em arquivos históricos, como o do acervo Rocha Netto, formado pelo jornalista Delphim Ferreira da Rocha Netto (1913-2003), localizado no Centro Cultural Martha Watts, e que reúne elementos significativos da história do XV, como imagens e informações históricas. Os alunos também levantaram dados na Federação Paulista de Futebol e em cartórios locais, além de a realização de entrevistas e uma campanha para a coleta de materiais relacionados ao clube com colecionadores e torcedores, dentre outras ações.

O livro comemorativo teve pré-lançamento na Assembleia Legislativa, em São Paulo, no último dia 25, durante a sessão solene em homenagem ao clube.

EXPOSIÇÃO CENTRO CULTURAL

Além do lançamento, os torcedores poderão conhecer os bastidores da produção do livro do centenário e parte da história alvinegra. Nas salas Monet e Da Vinci, fotos e banners irão apresentar o processo de produção, flashes das entrevistas, além de materiais históricos do acervo Rocha Netto, charges do Nhô Quim e elementos doados ou emprestados por torcedores para a produção da obra. A mostra, que também é gratuita, permanece até o dia 22 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Serviço:
Lançamento da obra “XV 100 Anos Destemido e Valente”

Dia 13, às 19h30

Local: Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, 1,257, Centro, Piracicaba)

A entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1889.

 

Deixe uma resposta