Seminário reúne ex-jogadores do XV

capa_seminarioO Seminário “100 Anos do XV: Personagens da História” reúne nos dias 28 e 29 de janeiro ex-jogadores, dirigentes e historiadores do XV. Promovido pela Faculdade de Comunicação da Unimep e Comissão de Arquivo e Memória do XV, o evento será aberto ao público, realizado no Centro Cultural Martha Watts e vai debater as principais conquistas do alvinegro.

O objetivo da iniciativa e estimular o debate sobre a trajetória do XV, sobretudo em relação aos momentos que marcam suas conquistas mais importantes. A programação inclui cinco mesas temáticas, todas com a presença de ex-jogadores, e todos os debates serão gravados em vídeo, para que o conteúdo possa ser incorporado ao livro e DVD oficiais do clube, a ser lançado em novembro.

Na segunda-feira, 29, estão previstas três mesas redondas, a partir das 14 horas. A primeira vai tratar do bicampeonato do Interior, obtido em 1947 e 1948; a segunda sobre a excursão do clube à Europa, em 1964 e a conquista da Taça dos Invictos, em 1967; e a terceira, com início às 20 horas, vai debater a conquista do vice-campeonato Paulista de 1976.

Na terça-feira, a partir das 14 horas, ocorrem mais duas mesas temáticas, que vão retratar o título de campeão da A2, em 1983 e o desempenho do clube em 1995, ano marcado pela conquista do Campeonato Brasileiro da série C e também pelo rebaixamento de divisão no Campeonato Paulista.

Entre os participantes do evento destacam-se os ex-jogadores Russo, Cardeal, Orlando, Wagner, Hélio Sacconi, Elói, Paulo Massariol, China, Ailton Luis, Pizelli, Biluca, Doriva, Cleber Gaúcho e Carlão, o ex-presidente do XV, Rubens Braga e os historiadores Rui Kleiner e João Almeida, da Comissão de Arquivo e Memória do XV.

 

Exposição

A programação também prevê a abertura, no dia 28, da exposição “Fragmentos da História: Contribuições do Torcedor”, que ficará montada na sala Da Vinci, no Centro Cultural Martha Watts, e reúne documentos históricos doados ou emprestados por torcedores do clube. O conjunto reúne camisas antigas, fotos, flâmulas, medalhas, jornais e revistas. A exposição poderá ser vista até o dia 26 de fevereiro.

 

Programação completa do evento:

 Segunda-feira – 28/01/2012

14 horas – Abertura Oficial

14h30 – Abertura da Exposição “Fragmentos da história do XV: contribuições do torcedor”, na Sala Da Vinci

15 horas – Mesa temática “O Bicampeonato Profissional do Interior – 1947/1949”

Expositores: Russo, Cardeal, Bertolucci e Rui Kleiner

Mediação: Rafael Bitencourt (Prefeitura de Piracicaba)

17 horas – Mesa temática “Anos 1960: excursão à Europa, Paulista da A2 e Taça dos Invictos”

Expositores: Warner, Orlando, Rubens Braga, e Hélio Sacconi

Mediação: Leandro Bollis (Rádio Onde Livre)

20 horas – Mesa temática “Os anos 1970 e o vice-campeonato Paulista de 76”

Expositores: Paulo Massariol, Elói, Ademir, Pitanga

Mediação: Leonardo Moniz (Jornal de Piracicaba)

 

 Terça-feira – 29/01/2012

14 horas – Mesa temática “Em 1983, Campeão Paulista da A2”

Expositores: Ailton Luis, Pizelli, Pianelli e João Almeida

Mediação: Gérson Mendes (Rádio Difusora)

16 horas – Mesa temática “1995: Rebaixamento e Título nacional no Brasileiro”

Expositores: Biluca, Carlão, Doriva, Cleber Gaúcho

Mediação: Mário Luis (Rádio Educadora)

Deixe um comentário