XV está no grupo C do Campeonato Paulista 2016

XV de Piracicaba, São Paulo, Audax, Capivariano e Ferroviária estão o grupo C do Campeonato Paulista 2016. A definição aconteceu na tarde desta quinta-feira, 5, após sorteio realizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) durante um evento promovido em sua sede, localizada na zona oeste da capital.

Além da composição das chaves, a entidade promoveu o conselho técnico da competição com os presidentes e os representantes dos 20 clubes integrantes da elite do futebol paulista. Depois de longa reunião, o novo regulamento determina que seis equipes serão rebaixadas à série A2 e apenas duas sobem para a A1, que passará a ter 16 participantes em 2017.

Outra novidade nas regras do Paulistão-16 refere-se aos treinadores. Os clubes não podem trocar de técnico entre si no decorrer do campeonato. Essa medida, no entendimento da FPF, visa aumentar o tempo de permanência desses profissionais no comando das equipes. Já os jogadores lesionados, que tiverem seus casos comprovados por laudo médico, podem ser substituídos ao longo da disputa.

Assim como na última edição, cada time pode inscrever 28 atletas, sendo três goleiros e 25 de linha. No total, o Campeonato Paulista 2016 tem quatro grupos formados por cinco clubes, sendo que as equipes integrantes do mesmo grupo não se enfrentam entre si. São eles:

Grupo A – Santos, Botafogo, São Bento, Linense e Oeste
Grupo B – Palmeiras, Ponte Preta, Ituano, São Bernardo e Novorizontino
Grupo C – São Paulo, XV de Piracicaba, Audax, Capivariano e Ferroviária
Grupo D – Corinthians, Red Bull, Mogi Mirim, Rio Claro e *Acesso 4

*A vaga do Água Santa está sendo discutida pela FPF.

Classificam-se para a segunda fase da competição os dois melhores colocados de cada grupo. Caso um único grupo abrigue quatro ou cinco times de pior campanha, avançam as quartas de final, respectivamente, o melhor ou os dois melhores terceiros colocados dos demais grupos. O início do Paulistão está previsto para 31 de janeiro e seu término para 8 de maio.

Deixe uma resposta