XV lança nova camisa com homenagem para ex-presidente Romeu Ítalo Rípoli

capa_ripoli

O XV de Piracicaba lançará no próximo dia 15 a coleção 2017 de seus uniformes. Além da nova roupagem, o clube também irá lançar nas camisas oficiais de jogo, 1 e 2, uma chancela em homenagem ao lendário ex-presidente Romeu Ítalo Rípoli. “O Rípoli é uma figura emblemática e lendária, lembrada por todos, inclusive pessoas de fora da cidade. Desta forma, o XV irá prestar esse tributo através do selo comemorativo”, explica o coordenador de comunicação e maketing, Fernando Galvão.

Rípoli foi presidente do Alvinegro Piracicabano em diversas oportunidades entre 1959 e 1983 e completaria cem anos no último dia 21 de novembro. O evento acontecerá em frente a loja XV Mania, a partir das 19h30, e contará com os trucks Anxieta Beer e Fly Burgers, além de música ao vivo. A entrada será gratuita e aberta a todos os torcedores quinzistas. A XV Mania está localizada na Rua Silva Jardim, 849, no Bairro Alto, anexa ao Estádio Municipal Barão da Serra Negra, ao lado da secretaria do clube.

 

Centenário do Rípoli

Engenheiro Agrônomo, Rípoli sempre foi muito ligado ao esporte piracicabano, tendo papel de destaque na presidência da Liga Piracicabana de Futebol, entre 1938 e 1940, e depois como presidente e diretor da A. A. A. Luiz de Queiroz, quando o time do “A Encarnado” ganhou o tricampeonato da cidade, nos anos de 1941, 42 e 43. Antes mesmo de assumir o cargo máximo no XV, Rípoli foi importante após a conquista da “Lei do Acesso” ao prestar relevantes serviços ajudando a Prefeitura Municipal a colocar o Estádio da Rua Regente Feijó em condições de receber a visita dos times da Primeira Divisão.

Seu trabalho como presidente do Alvinegro foi realizado com afinco nos seguintes períodos: de 16 de abril de 1959 a 31 de dezembro do mesmo ano; de 1º de janeiro de 1962 a 14 de setembro de 1964; e de 1º de janeiro de 1974 a 28 de outubro de 1983. Neste intervalo de tempo, entre outras façanhas, o Nhô Quim foi vice-campeão paulista da primeira divisão em 1976 e excursionou pela Europa, em 1964, com partidas disputadas na então União Soviética, Alemanha Oriental, Alemanha Ocidental, Polônia, Dinamarca e Suécia. Foram 20 jogos no total, com cinco vitórias, cinco empates e dez derrotas.

Ao longo dos anos, Rípoli recebeu dos sócios conselheiros do clube as honrarias de sócio honorário, benemérito, presidente benemérito e grande benemérito. O ex-mandatário faleceu aos 67 anos no dia 28 de outubro de 1983, ano em que o XV foi campeão paulista da segunda divisão e retornou à elite do futebol paulista, grande vontade do ex-dirigente. Segundo publicado na obra “A história do XV – 43 anos de futebol profissional – II parte – 1947-1990” do ex-jornalista e historiador Rocha Netto, “Rípoli sempre foi um homem discutido, irriquieto, revolucionário, mas tinha a cabeça no lugar e lutava com todas suas forças pelo bem do alvinegro”.

Fonte: “A história do XV – 43 anos de futebol profissional – II parte – 1947-1990” do ex-jornalista e historiador Rocha Netto

SERVIÇO

Lançamento da Coleção 2017 do XV de Piracicaba

Data: 15/12/2016
Horário: 19h30
Local: Em frente a loja XV Mania (Rua Silva Jardim, 849, Alto, anexa ao Estádio Municipal Barão da Serra Negra, ao lado da secretaria do clube)
Food Trucks confirmados: Fly Burguer e Anxieta Beer
Música ao Vivo: MPB
Entrada gratuita

Deixe uma resposta