XV marca no último minuto

Lucas Formiga

Fotos: Michel Lambstein

Uma noite memorável. Assim pode ser definida, por tudo o que aconteceu nesta quarta-feira, 17, no Barão da Serra Negra. Parceiro da Associação Ilumina no combate ao câncer de mama, desde 2012, o XV de Piracicaba foi a campo de rosa pela primeira vez na sua história. Para completar, André Cunha voltou a campo após quase sete meses de recuperação de cirurgia e deu o passe para Lucas Formiga marcar o gol da vitória quinzista no último minuto de jogo.

Com o triunfo por 1 a 0 sobre o Ituano, o Alvinegro Piracicabano chegou aos sete pontos no grupo 8 da Copa Paulista, permanecendo na terceira colocação, e vai para a última rodada dependendo das suas próprias forças para avançar na competição. O duelo será diante do Taubaté (que empatou com o Novorizontino em 2 a 2 e, assim, permanece na liderança, agora com nove pontos) no próximo sábado, 20, às 15h00, no estádio Joaquim de Morais Filho.

O jogo

A necessidade da vitória para ambos os times fez com que a partida ficasse aberta, com chances para os dois lados. O ponto somado no estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, à tarde, fez com que o Tigre do Vale chegasse aos oito pontos, garantindo a segunda colocação da chave nesta rodada e obrigando o Ituano a ganhar o embate para seguir com chances de seguir no torneio. Ao XV, a necessidade do triunfo para não depender de outro resultado.

A primeira chegada mais efusiva foi do Galo de Itu. Aos dez minutos, Giba evitou a saída de bola e cruzou para Bassani, que cabeceou com perigo. A bola saiu à direita do gol. Após isso, o jogo ficou lá e cá, o que obrigou os goleiros Junior e Leonardo a praticarem boas defesas. Atuando pela primeira vez como titular, Erik Mendes quase marcou aos 33 minutos da etapa inicial, depois que Romarinho cobrou falta, Pereira brigou pela bola e tocou para o atacante, que finalizou de pé esquerdo. A bola passou raspando a trave.

Os visitantes responderam em seguida. Bassani ganhou disputa de bola e rolou para Martinelli, que chutou para fora. O panorama continuou igual no segundo tempo. Logo aos oito minutos, Lucas Formiga fez jogada individual, arrematou para o gol e Junior espalmou. Conforme o passar do tempo, o Ituano se lançava cada vez mais ao ataque, entretanto esbarrava na falta de pontaria ou no arqueiro do Nhô Quim. Os últimos minutos ainda reservavam fortes emoções.

A equipe de Itu teve grande oportunidade aos 44 minutos. Correa deixou Matheus Xavier em ótimas condições para concluir, entretanto a bola foi na rede pelo lado de fora. O castigo veio aos 47 minutos e começou em lindo lance pela esquerda de André Cunha, que retornou após romper o tendão de Aquiles do pé esquerdo na última rodada da primeira fase do Paulista A2. O meio-campista encontrou Erik Mendes na área, o centroavante fez o trabalho de pivô e ajeitou para Lucas Formiga. O atacante encheu o pé para decretar a vitória do Alvinegro e a eliminação do Ituano, que fica na quarta posição, com três pontos.

Copa Paulista – 2ª Fase – 5ª rodada – XV de Piracicaba 1×0 Ituano

Data – 17/10/2018
Horário – 20h00
Local – Estádio Municipal Barão da Serra Negra, Piracicaba
Árbitro – Thiago Duarte Peixoto
Assistentes – Rogério Pablos Zanardo e Amanda Pinto Matias
Quarto árbitro – Clodoaldo Chaves da Silva
Assessor – Marcelo Luis da Silva
Cartões amarelos – Gabriel Tonini, Lucas Formiga e Alyson (XVP); e Pavani (ITU)
Gol – Lucas Formiga aos 47’ 2/T
Público – 1.270 torcedores
Renda – R$14.900,00

XV de Piracicaba – Leonardo; Mario Sérgio, Caio Souza, Doni e Rafael Rosa (Danilo Melega); Gabriel Tonini (Renan Zanelli), Pereira e Cássio Gabriel (André Cunha); Lucas Formiga, Romarinho e Erik Mendes   Técnico: Cléber Gaúcho

Ituano – Junior; Fellipe, Mateus e Pavani (Matheus Souza); Wesley, Serrato, Correa, Paulinho Dias (Gui Mendes) e Giba; Bassani (Xavier) e Martinelli   Técnico: Vinicius Bergantin

Deixe uma resposta