XV realiza avaliação isocinética na Unesp de Rio Claro

DSC_5293Depois de realizar os primeiros testes físicos, na última semana, o elenco do XV de Piracicaba deu sequência, na tarde desta quinta-feira, 17, às avaliações fisiológicas previstas na pré-temporada de preparação da equipe para a disputa do Campeonato Paulista 2016. Desta vez, os atletas foram divididos em dois grupos e seguiram até o campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Rio Claro, para realizar a análise isocinética dos membros inferiores e também o Jump Test.

A atividade aconteceu no laboratório de biomecânica da instituição sob a supervisão do fisiologista do Alvinegro, Adilson Meneghel, do preparador físico, Mateus Simoso, do auxiliar técnico, Felipe do Vale, e do fisioterapeuta Rafael Toledo. A aplicação foi feita pelo aluno de pós-graduação, Lucas Caetano Carlos, orientado pelos coordenadores Adalgiso Coscrato Cardoso e Mauro Gonçalves.

“O salto vertical na plataforma é importante, pois avalia a potência dos membros inferiores e aponta os déficits que podem ser trabalhados para melhorar fundamentos como, por exemplo, o cabeceio. Já o dinamômetro isocinético é utilizado para identificar o desequilíbrio antero-posterio da coxa para que, posteriormente, o preparador físico possa individualizar o trabalho com cada jogador”, explica Carlos.

Meneghel acredita que terá todos os resultados no início da próxima semana. “Creio que até segunda-feira, 21, o professor Adalgiso já tenha nos passado os dados. Com eles em mãos, nós, da comissão técnica, vamos programar as intervenções e determinar o procedimento que cada atleta vai fazer nas próximas semanas para procurar diminuir esse desequilíbrio e, principalmente, evitar lesões”, disse.

Segundo o fisiologista do XV, os jogadores devem ser reavaliados antes e após o início do Paulistão. “Combinamos com a Unesp para voltarmos e analisarmos se o trabalho está surtindo efeito. Por isso, novos testes devem ser realizados em janeiro e também no final de fevereiro ou começo de março”, comentou.

O aluno Lucas Caetano Carlos agradeceu a oportunidade de aplicar as avaliações no elenco do XV de Piracicaba. “É muito importante para o laboratório agregar conhecimento aos estudantes porque, muitas vezes, a faculdade se afasta um pouco da parte prática da disciplina e, com oportunidades como essa, podemos adquirir mais experiência”, falou.

Deixe uma resposta