Festa das Nações: Espaço Pipa é representado pela Brasil Sul

Está chegando! A 30ª edição da Festa das Nações de Piracicaba acontece entre os dias 15 e 19 de maio, no Engenho Central.

No evento, o Espaço Pipa (nome fantasia da Associação Síndrome de Down de Piracicaba) comanda a Barraca Brasil Sul, que traz diversas opções em seu cardápio. Na área do restaurante, tem saladas, guarnições (arroz carreteiro, quibebe, farofa, mandioca frita, queijo coalho e vinagrete), carnes (costela feita no fogo de chão, picanha, alcatra e cupim); na varanda, porções de mandioca, linguiça, costela e porco; na área externa, espetinho de alcatra. Além de bebidas como vinho, chopp com vinho, cerveja, suco de uva, refrigerante e água.

A entidade é mantida por doações (35%), convênios com município (10%), parcerias e eventos beneficentes (10%) e tem a Festa das Nações como maior fonte de recursos (45%). “Além de ser, a nossa maior fonte de recursos para manutenção dos programas oferecidos, a Festa das Nações proporciona visibilidade à instituição, trazendo mais parceiros”, diz Tainá-Rekã, coordenadora técnica da entidade.

O Espaço Pipa é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Foi fundada em 20 de junho de 1983 por um grupo de pais de pessoas com Síndrome de Down e tinha como finalidade o apoio mútuo, a troca de experiências e o atendimento assistencial. Ao longo de sua história, implementou programas com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal, intelectual, cultural e social dos portadores, visando proporcionar-lhes maiores oportunidades e melhorar a sua condição de vida.

Hoje a sua finalidade é reconstruir vínculos familiares e comunitários para a promoção da autonomia e da melhoria da qualidade de vida das pessoas com Síndrome de Down, trabalhando pela defesa de seus direitos e pelo fortalecimento de suas potencialidades, visando à inclusão social.

O Espaço Pipa promove atividades socioassistenciais para a pessoa com Síndrome de Down, suas famílias e comunidade, atuando nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer.

Atualmente, atende cerca de 56 famílias, sendo 50 delas com atendimentos direitos, que envolve os seguintes programas: Ciranda (intervenção precoce com bebês de 0 a 3 anos), Adoletá (grupos de mediação terapêutica com crianças de 3 a 14 anos), Catavento (grupo de jovens e adultos com atividades físicas, pedagógicas, oficinas de trabalho terapêutico e arte), Caleidoscópio (apoio e assessoria para inclusão escolar), Aquadown (atividades aquáticas com fins esportivos e terapêuticos), De pernas pro ar (atividades esportivas), Rosa dos Ventos (apoio e orientação psicossocial às famílias) e Pipa (capacitação da comunidade).

A equipe técnica conta com profissionais de Assistência Social, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

O atendimento acontece nas manhãs de segunda a sexta e tardes de segunda e sexta, na Rua Eça de Queiroz, 2867, na Vila Monteiro. Mais informações: (19) 3411-2146.

Deixe uma resposta