Páscoa gourmet: chocolates finos

Os ovos de Páscoa gourmet da Coleção 7 Virtudes da Chocolat des Arts trazem "estampas" da artista polonesa Kasia Blekiewicz Foto: divulgação

Os ovos de Páscoa gourmet da Coleção 7 Virtudes da Chocolat des Arts trazem “estampas” da artista polonesa Kasia Blekiewicz
Foto: divulgação

Comer chocolate é bom o ano inteiro, mas na Páscoa é inevitável se esbaldar com os ovos. Ainda mais agora, com a quantidade de sabores inusitados que existe! Sempre tem um novo pra experimentar. E no quesito inovação, ninguém vence as chocolaterias artesanais com ingredientes irreverentes como flor de sal, rosas, wasabi e cachaça.

Correndo por fora do grande mercado, que só no ano passado vendeu 80 milhões de ovos industrializados*, os chocolates gourmet estão sempre na vanguarda dos sabores. Eles oferecem uma mistura de ingredientes mais refinados e caros que os industrializados não conseguem produzir em grande escala. “Para amenizar o sabor da parafina que recobre os ovos, a indústria usa muita essência e isso descaracteriza o sabor do chocolate. Nos artesanais, nós respeitamos a origem dos ingredientes para não perder suas propriedades”, revela Cintia Sanches Lima, especialista em chocolates e proprietária da Chocolat des Arts.

Sabores inusitados

Ainda longe do consumo massivo dos outros países – só para se ter uma ideia, são 11kg por ano, por pessoa, na Inglaterra e 4,4 kg nos EUA, enquanto no Brasil é de 2,2kg*- o consumidor daqui já começa a ficar mais curioso e ousado. “Há quatro anos, quando abri meu negócio, vendíamos mais chocolate ao leite. Agora, porém percebemos que o brasileiro está aceitando harmonizações mais audaciosas”, diz Cintia, que busca tendências internacionais. Neste ano suas apostas são os ovos com rosas e champagne, cachaça com limão sisciliano e a inédita frutinha cítrica asiática, yuzu. “Porém, quando os recheios são muito ousados é importante pensar no tamanho do ovo, já que não pode ficar enjoativo”, diz ela.

Ovo de Páscoa recheado de macarons e cupcake de potinho são as novidades de Páscoa da Nina Veloso Pâtisserie Foto: divulgação

Ovo de Páscoa recheado de macarons e cupcake de potinho são as novidades de Páscoa da Nina Veloso Pâtisserie
Foto: divulgação

Outro diferencial dos ovos gourmet é a super personalização: “Meu cliente pode escolher cascas de sabores diferentes e montar o próprio ovo”, conta a chef Nina Veloso, proprietária da Nina Veloso Pâtisserie, que também usa embalagens bem artesanais e funcionais. Outra sacada é misturar docinhos da moda como cupcakes, brigadeiros de colher e macarons aos ovos de Páscoa. “Vendi muito bem no ano passado o ovo recheado de macarons, minha especialidade, e ele voltou para esta Páscoa”, diz Nina.

Deu vontade de experimentar sabores inéditos, mas acha os chocolates gourmet muito caros? “Por causa dos ingredientes, das técnicas e da especialização, acaba ficando mais caro mesmo. Porém, tenho clientes que vem todo mês comprar um chocolatinho, porque sabe que vale a pena. Comer um bom chocolate é um prazer pessoal, não tem a ver com o poder aquisitivo”, conta Cintia.

*Dados da ABICAB- Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e derivados

Deixe um comentário