Museu Prudente de Moraes abre a exposição Arte em Dois Caminhos

Fachada MHPPMA Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Museu Prudente de Moraes, apresenta a exposição Arte em Dois Caminhos, entre os dias 5 de março e 26 de abril, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Realizada por Marilu Trevisan e Célio Rosa, a mostra é composta por pinturas e xilogravuras e retrata a sensibilidade dos artistas na busca pelo caminho e pela realização. Ao todo, são dez pinturas de Célio Rosa e dez xilogravuras e uma escultura de Marilu.

Marilu e Rosa cresceram em Piracicaba, onde cursaram o ensino médio. Ambos graduaram-se pelo Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo, e dedicaram-se ao magistério e à arte. Marilu, por meio de seu trabalho, retrata a beleza com grande brasilidade nas formas, numa atmosfera dramática, com muita emoção. Rosa, nos tempos de serenidade da vida, com sensibilidade explora novas formas, técnicas e composições.

O Museu Prudente de Moraes atuando como espaço sociocultural, como instituição pública, compartilha da responsabilidade não apenas de pesquisar, preservar e comunicar o patrimônio cultural nele abrigado, mas de promover atividades culturais com enfoque educacional, por meio da arte e de bens patrimoniais, buscando atrair a frequência de diferentes públicos, contribuindo no processo de acesso à cultura e à cidadania.

 

 

Sobre o Museu Prudente de Moraes

Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na Casa de Prudente de Moraes, local este em que o primeiro presidente civil do Brasil residiu e advogou. Um dos mais antigos do gênero histórico e pedagógico do Estado de São Paulo, o Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010. Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba. Seu acervo é eclético, reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas, entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

 

Sobre a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural)

Criada em 1992, a Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura de Piracicaba tem importante papel na promoção, manutenção e desenvolvimento de atividades culturais no município, por meio de estudo, proposição e negociação de convênios com entidades públicas e privadas para a implementação de programas especiais de cultura, em articulação com as demais secretarias municipais; ações visando o levantamento, a documentação e a proteção do patrimônio arquivístico, arquitetônico, histórico e artístico; incentivo, a proteção e a integração das atividades artísticas; organização e a administração de teatros, centros culturais, biblioteca e outros espaços e equipamentos voltados para a preservação de valores históricos e para o fomento de atividades culturais e artísticas, sem qualquer restrição de natureza política, filosófica, ideológica, étnica ou religiosa; organização e promoção de festividades e acontecimentos relacionados com o calendário histórico e cultural oficial e popular; a administração do Fundo de Apoio à Cultura;

 

Serviço:
Exposição Arte em Dois Caminhos

Abertura: 5/3 – 19h30

Data: 5/3 a 26/04/2015

Entrada: gratuita
Local: Museu Prudente de Moraes (rua Santo Antonio, 641, Centro – Piracicaba/SP)
Informações: (19) 3422-3069

Email [email protected]

Facebook Museu Prudente de Moraes Site www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br

 

Deixe um comentário