Museu Prudente de Moraes adere ao Cadastro Nacional

museu

Divulgação

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes aderiu ao Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP). A ferramenta do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado, busca a qualificação das instituições museológicas paulistas.

Além da qualificação, o CEM-SP é fundamental para que os museus tenham mais acesso a repasses públicos de verbas, ações integradas, consultoria técnica, entre outros benefícios. Outra vantagem é que, após assinatura de convênio entre o SISEM-SP e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) no 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM), o museu cadastrado, automaticamente passa a integrar o Registro Nacional de Museus.

O processo de adesão ao cadastro é gratuito e disponível on-line, no www.sisemsp.org.br/. No campo “Cadastro Estadual de Museus”, a instituição interessada tem acesso ao Instrumento de Qualificação Cadastral (IQC), que deve ser preenchido com o máximo de informações. São quatro níveis: o básico, nível 1, nível 2 e nível 3. Nesse primeiro nível, foram preenchidas e atendidas 64 parâmetros dos três eixos que estruturam o CEM-SP: Gestão e Governança; Salvaguarda de Acervo; e Serviços ao Público.

Na sequência, o IQC segue para avaliação do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, que realiza uma visita técnica ao museu para conferência dos dados. Após esse processo, é avaliado em reunião oficial do Conselho de Orientação do SISEM-SP (COSISEM-SP), que emite o parecer final sobre o cadastramento.

A secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, defende a proposta como “refinamento dos critérios para o estabelecimento de políticas públicas do setor museológico no Estado”.

Ao fim do processo de deliberação, o museu recebeu ainda, um relatório técnico e um diagnóstico situacional com orientações para o aprimoramento das ações da instituição em cada um dos parâmetros.

O Museu Prudente de Moraes teve seu cadastro deferido para o nível básico. “Pretendemos preencher também, os outros níveis. Entendemos se tratar de uma ferramenta de muito valor, o que permite uma gestão mais eficiente do espaço museológico”, afirma Renata Gava, diretora do Museu.

Deixe uma resposta