Paiva propõe extensão de Operação “Sem ar não tem clima para trabalhar”
Dirigentes que representam 15 entidades sindicais de 257 municípios do Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul reuniram-se nesta quinta-feira, 13, em São José do Rio Preto para tratar de temas relevantes para os trabalhadores bancários. Entre vários assuntos, a segurança bancária e as condições do ambiente de trabalho foram destaques.
O presidente do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), José Antônio Fernandes Paiva, e vice-presidente da FEEB-SP/MS (Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul), apresentou a proposta de que a Operação realizada em Piracicaba nos últimos dias, “Sem ar não tem clima para trabalhar”, se estenda para as cidades abrangidas pela entidade. “Com as altas temperaturas, o problema da manutenção e até inexistência de condições saudáveis e ambientais de trabalho são comuns às cidades e, em que pese não ser responsabilidade dos Sindicatos estas fiscalizações, a mobilização chamando a atenção é nossa tarefa”, argumentou.
A demissão das instituições bancárias e a contratação pelas cooperativas de crédito também foi tema levantado na reunião. Segundo os dirigentes é preciso reunir mais informações para compreender a atuação da Sicredi, união de várias cooperativas de crédito para captação de mercado. “A função desenvolvida pelos trabalhadores é semelhante às desenvolvidas nas agências e precisamos concluir se serão reconhecidos como bancários para receberem os mesmos direitos”, disse Paiva.